Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47253

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorPRADO, Matheus Nascimento do-
dc.date.accessioned2022-10-26T13:30:09Z-
dc.date.available2022-10-26T13:30:09Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationPRADO, Matheus Nascimento do. Análise gráfica das capas do jornal Lampião da Esquina: contribuições para a memória gráfica e para o movimento LGBTIA+. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47253-
dc.description.abstractNo intuito de conectar os estudos sobre a memória gráfica brasileira e a diversidade de gênero e sexualidade, esta dissertação se propõe a analisar algumas capas do jornal Lampião da Esquina (1978 – 1981), que foi o primeiro jornal homossexual de ampla circulação pelo Brasil. O Lampião buscava iluminar os caminhos obscuros do preconceito e da intolerância no período da ditadura civil-militar brasileira (1964 – 1985), dando voz a diversas minorias sociais como homossexuais, negros, indígenas, mulheres, dentre outros. A partir da revisão bibliográfica, apresentamos o contexto histórico-político do surgimento do jornal e resgatamos dois outros artefatos editoriais que fazem parte do seu entorno temporal: o Boletim argentino Somos (1973 – 1976) e o Boletim ChanaComChana (1981 – 1987). Em seguida, a partir do levantamento de estudos da área, fundamentamos o papel do design da informação em nossa pesquisa para localizá-la no campo da memória gráfica brasileira. Após esse ponto, levantamos uma discussão sobre o papel da fotografia na representação de grupos sociais e caminhamos pelos princípios da análise da imagem. Recorremos aos estudos semióticos de Charles S. Pierce (1839 – 1914) para a construção do nosso instrumento de análise, juntamente a outros autores e autoras como: Martine Joly (2012), Clive Ashwin (1979) e Robert Bringhurst (2005). No penúltimo capítulo, discutimos os resultados da análise, observando como o jornal representava a diversidade sexual e de gênero a partir de suas capas. O Lampião da Esquina mostra uma vida positiva e possível para as comunidades homossexuais no Brasil, enaltecendo sua força criativa e intelectual ao mesmo tempo em que denunciava violências praticadas contra essas pessoas, se posicionando contra as injustiças que ocorreram nesse período. O jornal torna-se de extrema importância por ser um pioneiro na representação das homossexualidades brasileiras e nos convida a refletir sobre como essas representações impactam nossa atualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectLampião da Esquinapt_BR
dc.subjectMemória Gráficapt_BR
dc.subjectCapas de Jornalpt_BR
dc.subjectDiversidade de gênero e sexualidadept_BR
dc.subjectLGBTIA+pt_BR
dc.titleAnálise gráfica das capas do jornal Lampião da Esquina : contribuições para a memória gráfica e para o movimento LGBTIA+pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4392765357418798pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn order to connect studies about the Brazilian graphic memory and the diversity of gender and sexuality, this thesis intends to analyze some covers of the journal Lampião da Esquina (1978 – 1981), which was the first homosexual journal of broad distribution in Brazil. The journal sought to illuminate the dark ways of prejudice and intolerance in the middle of the Brazilian civic-military dictatorship (1964 – 1985), giving voice to a diversity of social minorities such as homosexuals, black and indigenous people, women, etc. Starting from bibliographic revision, we present the historical and political context in which the journal was created and we recall two other coexistent editorial artifacts: the Argentinian bulletin Somos (1973 – 1976) and the Brazilian bulletin ChanaComChana (1981 – 1987). Then, from survey, we substantiate the role of information design in our research to locate it in the field of Brazilian graphic memory. In the following, we discuss the role of photography in the representation of social groups while exploring through the principle of image analysis. We resort to the semiotic studies of Charles S. Pierce (1839 – 1914) to construct our analysis instrument, along with some other authors such as Martine Joly (2012), Clive Ashwin (1979) and Robert Bringhurst (2005). In the penultimate chapter, we discuss the results of the analysis, observing how the journal represented sexual and gender diversity through their covers. The journal Lampião da Esquina shows possible positive lives to the homosexual communities in Brazil, praising their creative and intellectual potential and denouncing violence practiced towards these people, taking side against injustice that took place in that period. The journal is extremely important because it’s a pioneer in the representation of the Brazilian homosexualities and it invites us to think about how these representations impact nowadays perspective.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Matheus Nascimento do Prado.pdf3,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons