Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47249

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMATOS, Junot Cornélio-
dc.contributor.authorSOUZA, Gleyson Bernardes de-
dc.date.accessioned2022-10-26T13:16:04Z-
dc.date.available2022-10-26T13:16:04Z-
dc.date.issued2021-03-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Gleyson Bernardes de. Uma metodologia educacional através da educação natural (a liberdade e o coração): uma análise interventiva do "Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie" de Rousseau. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47249-
dc.description.abstractEste estudo pretende traçar uma metodologia educacional com base na educação natural, a liberdade e o coração, através de uma análise interventiva do - Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie‖, obra de Rousseau - não abrindo mão do auxílio de outras obras de sua autoria ou de autores que contribuam com o tema. Dentro dos livros analisados encontraremos a filosofia natural de Rousseau e demarcaremos a metodologia educacional rousseauniana constante no Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie, compreendendo no que consiste o estado natural do homem e a educação do coração. Identificando e descrevendo relações entre o sistema filosófico de Rousseau e uma prática educativa efetiva, pelas bases dadas no Projeto. Por fim, elucidando e propondo, primordialmente, através dos conceitos e reflexões de Rousseau, uma estrutura educativa natural, teórico-prática, aplicável. Aplicando, em sala de aula, a metodologia educacional resultante da pesquisa e avaliando os resultados através do Estudo de Caso - metodologia científica de pesquisa considerada como análise qualitativa, a qual favorece as inovações das pesquisas, pois não se baseia em pressupostos estritamente históricos ou preestabelecidos, mas na possibilidade de análise dos resultados de uma investigação por seus critérios internos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectCoraçãopt_BR
dc.subjectEducação naturalpt_BR
dc.titleUma metodologia educacional através da educação natural (a liberdade e o coração) : uma análise interventiva do "Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie" de Rousseaupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2075979112586529pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThis study intends to outline an educational methodology based on natural education, freedom and the heart, through an interventional analysis of the Projet pour l’éducation de Monsieur de Sainte-Marie, Rousseau's work - without giving up the help of other works authorship or authors who contribute to the theme. Within the analyzed books, we will find Rousseau's Natural philosophy and demarcate the Rousseaunian educational methodology contained in the Projet pour l’éducation de Monsieur de Sainte Marie, understanding what constitutes the natural state of man and the education of the heart. Identifying and describing relationships between Rousseau's philosophical system and an effective educational practice, based on the bases given in the Project. Finally, elucidating and proposing, primarily, through Rousseau's concepts and reflections, a natural, theoretical-practical, applicable educational structure. Applying, in the classroom, the educational methodology resulting from the research and evaluating the results through the ―Case Study‖ - scientific research methodology considered as qualitative analysis, which favors research innovations, as it is not based on strictly historical or pre-established assumptions, but in the possibility of analyzing the results of an investigation according to its internal criteria.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gleyson Bernardes de Souza.pdf827,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons