Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47196

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Jefferson Elias de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Camila Leonardo Quirino de-
dc.date.accessioned2022-10-21T16:40:34Z-
dc.date.available2022-10-21T16:40:34Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2022-12-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Camila Leonardo Quirino de. Dança de salão: impressões e percepções sobre formação e prática de ensino. Orientador: Jefferson Elias de Figueirêdo. 2022. 38 p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47196-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo discutir e refletir sobre a formação e a prática de ensino de professoras de dança de salão atuantes no Recife. Para isso, foram utilizados recursos metodológicos de diferentes perspectivas de pesquisa, bibliográfica e (auto)etnográfica. Desse modo, a partir do diálogo com as produções textuais de: Dickow (2017); Prados (2018); Grangeiro (2014); Zamoner (2017); Polezi e Silveira (2017), serão provocadas as discussões acerca de: origem e transformações na dança de salão; formação e atuação das professoras de dança de salão em Recife – PE; atravessamentos entre a graduação em Dança e a formação em Dança de Salão. Com isso os resultados obtidos apontam que a mulher lida com desafios nesse segmento e que sua presença como professora gera discussões sobre gênero e prática de ensino. A produção também trouxe representatividade para a Dança de Salão no curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCaminhos de formaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professoraspt_BR
dc.subjectLicenciatura em dançapt_BR
dc.titleDança de salão : impressões e percepções sobre formação e prática de ensinopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9643558316028642pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9217040977434775pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to discuss and reflect on the training and teaching practice of ballroom dance female teachers working in Recife. For this, methodological resources from different research, bibliographic and (auto)ethnographic perspectives were used. Thus, from the dialogue with the textual productions of: Dickow (2017); Prados (2018); Grangeiro (2014); Zamoner (2017); Polezi and Silveira (2017), discussions about: origin and transformations in ballroom dancing will be provoked; training and performance of ballroom dance female teachers in Recife – PE; crossings between graduation in Dance and training in Ballroom Dancing. Thus, the results obtained indicate that women deal with challenges in this segment and that their presence as female teachers generates discussions about gender and teaching practice. The production also brought representation to Ballroom Dancing in the Dance course at Federal University of Pernambuco – UFPE.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Artespt_BR
dc.degree.graduationDançapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Camila Leonardo Quirino de Oliveira.pdf591,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons