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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46971

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Título: Planificações de sólidos geométricos no ensino remoto : um estudo da gênese instrumental de estudantes
Autor(es): ALVES, Paulo Bento
Palavras-chave: Orquestração instrumental on line; Planificação de sólidos - esquemas; Geo gebra; Artefatos simbólicos
Data do documento: 23-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALVES, Paulo Bento. Planificações de sólidos geométricos no ensino remoto: um estudo da gênese instrumental de estudantes. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar a Gênese Instrumental de estudantes sobre a planificação de sólido geométrico no ensino remoto, quando exploram artefatos simbólicos incluídos em tecnologias digitais na resolução de problemas contextualizados. Foi no cenário das aulas remotas, em tempos de pandemia do SARS-COV-2 (Covid-19), que a pesquisa se desenvolveu. Neste ambiente virtual de estudo, buscamos compreender como o estudante desenvolve sua Gênese Instrumental ao utilizar o Software GeoGebra para resolver situações com planificação de sólidos geométricos. O quadro teórico é composto pela noção de Esquemas de Gérard Vergnaud, a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel. Metodologicamente, utilizamos a Orquestração Instrumental de Luc Trouche, a Orquestração Instrumental On-line de Gitirana e Lucena e a Planificação de Sólido Geométrico (composto pela literatura em Geometria Espacial). Os participantes da pesquisa foram quatro alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Pernambuco. Eles vivenciaram três encontros remotos com estudos voltados à compreensão da Geometria Espacial no dia a dia e a solução de situações com o uso do Software Geogebra. A metodologia desta pesquisa contou com quatro Orquestrações Instrumentais On-line: modelo teórico, que tem por objetivo contribuir com a construção de abordagens em um ambiente remoto rico em tecnologias digitais, assim como facilitar a ocorrência da Gênese Instrumental dos estudantes. Os resultados mostraram que, mesmo estando em um ambiente educacional 100% remoto, os alunos conseguiram desenvolver sua Gênese Instrumental utilizando o GeoGebra para solucionar problemas contextualizados de planificação de sólidos. A pesquisa apresenta também os desafios e as dificuldades encontradas nas aulas remotas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46971
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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