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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46893
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya Lavor | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Rute Costa Régis de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T13:07:50Z | - |
dc.date.available | 2022-10-05T13:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Rute Costa Régis de. Educação permanente com profissionais da atenção primária sobre promoção do desenvolvimento infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46893 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento infantil faz parte do desenvolvimento humano, e pode ser definido como um processo de amadurecimento, de continuidade e mudanças, ao longo do tempo, no qual diferentes habilidades são desenvolvidas, seguindo uma sequência progressiva desde o começo da vida. Os profissionais de saúde da atenção primária possuem como responsabilidade, a vigilância do desenvolvimento infantil, com a incorporação de conhecimentos que apoiem as famílias e cuidadores nesse processo. O objetivo desse estudo foi analisar as contribuições de um processo de educação permanente com profissionais da atenção primaria frente aos conhecimentos e práticas sobre a promoção do desenvolvimento infantil à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. O estudo seguiu as etapas da pesquisa ação, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa: 3 enfermeiros 1 fonoaudiólogo,1 terapeuta ocupacional, 1 nutricionista, 1 cirurgião dentista, 7 agentes comunitários de saúde, 1 técnico de enfermagem e 1 auxiliar de saúde bucal. Os participantes foram profissionais de saúde da atenção básica, os quais trabalhavam com crianças de zero a seis anos e integravam uma das três equipes de saúde da família ou do núcleo de apoio à saúde da família, no bairro da Várzea, no município do Recife/Brasil. A coleta de dados se deu por meio da técnica de grupo focal na modalidade de grupo operativo, que aconteceu ao longo de oito encontros, onde ocorreram os grupos focais. A ação Educativa, contemplou as etapas de ação-reflexão-ação, conforme diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, e foi executada em conjunto com os participantes, por meio de atividades de ensino-aprendizagem e aplicação dos conhecimentos à realidade do trabalho com crianças e famílias. A avaliação ocorreu de forma processual ao longo da ação educativa, além de uma avaliação após um mês do término da ação educativa. A partir dos conhecimentos construídos ao longo dos grupos focais, foram construídas indutivamente e dedutivamente três temas: 1) Práticas profissionais e conhecimentos prévios sobre o desenvolvimento infantil; 2) Reflexões sobre os novos conhecimentos e novas ressignificações para a prática profissional; 3) Planejamento e implementação de mudanças na prática. No primeiro tema foi possível evidenciar no discurso dos profissionais, que as pessoas presentes no desenvolvimento foram a avó, a mãe e o profissional de saúde. Os processos proximais estabelecidos entre as pessoas eram principalmente negativos. A violência, o uso de drogas, a pobreza, a falta de creches e educação, o desemprego, o machismo e falta de planejamento familiar formavam o contexto em que o desenvolvimento ocorria. O tempo foi o componente menos presente no discurso dos profissionais e aparece como um marcador das mudanças que se deseja que aconteça e das alterações na sociedade. O segundo tema compreendeu as reflexões feitas sobre o processo de trabalho dos profissionais e suas experiências pessoais enquanto cuidadores. O tema três compreende as mudanças vivenciadas pelos profissionais de saúde em suas práticas profissionais, tais como a motivação e sentimento de pertencimento; e também as intervenções planejadas, voltadas para o usuário que tinham como objetivo a promoção do desenvolvimento, tais como um vídeo sobre o desenvolvimento infantil, um roteiro para a visita domiciliar, um kit de brinquedos recicláveis para estimulação da criança. A estratégia de Educação Permanente em Saúde apresentou contribuições positivas, pois foi capaz de promover reflexões sobre o processo de trabalho e as experiências pessoais, mudanças na prática profissional, além de evidenciar todos os componentes presentes no modelo processo-pessoa-contexto-tempo a partir do discurso dos profissionais de saúde. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Pessoal de saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente em saúde | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Educação permanente com profissionais da atenção primária sobre promoção do desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6544059962445597 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0083975903990723 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Child development is within human development, and can be defined as a process of maturation, continuity, and change, over time, in which different skills are developed, following a progressive sequence from the beginning of life. Primary care health professionals are responsible for monitoring child development, incorporating knowledge to support families and caregivers in this process. The objective of this study was to analyze the contributions of a continuing education process with primary care professionals in relation to knowledge and practices on the promotion of child development in the light of Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development. The study followed the steps of action research, with a qualitative approach. Participated in the research: 3 nurses, 1 speech therapist, 1 occupational therapist, 1 nutritionist, 1 dental surgeon, 7 community health agents, 1 nursing technician and 1 oral health assistant. The participants were primary care health professionals, who worked with children from zero to six years of age and were part of one of the three family health teams or the family health support center, in the Várzea neighborhood, in the city of Recife/ Brazil. Data collection took place through the focus group technique in the operative group modality, it took place over eight meetings, where the focus groups took place. The Educational Action included the steps of action-reflection-action, according to the guidelines of the National Policy on Permanent Education in Health, and was carried out together with the participants, through teaching-learning activities and application of knowledge to the reality of work. with children and families. The evaluation took place in a procedural way throughout the educational action, in addition to an evaluation one month after the end of the educational action. Based on the knowledge built up during the focus groups, three thematic categories were built inductively and deductively: 1) Professional practices and previous knowledge about child development; 2) Reflections on new knowledge and new meanings for professional practice; 3) Planning and implementing changes in practice. In the first category, it was possible to evidence, from the professionals' discourse, that the people present in the development were the grandmother, the mother, and the health professional. The proximal processes established between people were mostly negative. Violence, drug use, poverty, lack of day care and education, unemployment, sexism and lack of family planning formed the context in which development took place. Time was the least present component in the professionals' discourse and appears as a marker of the changes that are desired to happen and the changes in society. The second category comprised the reflections made on the professionals' work process and their personal experiences as caregivers. Category three comprises the changes experienced by health professionals in their professional practices, such as motivation and feeling of belonging; and also the planned interventions aimed at the user that aimed to promote development, such as a video on child development, a guide for home visits, a kit of recyclable toys for child stimulation. The Permanent Health Education strategy presented positive contributions, as it was able to promote reflections on the work process and personal experiences, changes in professional practice, in addition to highlighting all the components present in the process-person-context-time model from of the discourse of health professionals. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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