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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46806
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Maurício Oliveira de | - |
dc.contributor.author | FREIRE, João Filipe Galvão. | - |
dc.contributor.author | CORREIA, José Bernardo Muniz de Andrade Barros | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T21:32:29Z | - |
dc.date.available | 2022-09-29T21:32:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-29 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, João Filipe Galvão; CORREIA, José Bernardo Muniz de Andrade Barros. Mobility as a service:: influência sobre a mobilidade em países em desenvolvimento. 2019. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46806 | - |
dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos, auxiliados pela rápida urbanização e a tendência global de redução das emissões de gases poluentes, estão levando a sociedade a mudanças das tradicionais práticas da mobilidade urbana. A mudança comportamental das gerações mais jovens juntamente com estas tendências evidenciam a necessidade de mudança na forma como os transportes são planejados e operados nos grandes centros urbanos. O Mobility as a Service (MaaS) surge como uma possível solução para os problemas enfrentados na mobilidade urbana atual, plataforma que une modos de transporte compartilhados de maneira simples e conveniente ao usuário. O serviço disponibiliza transportes flexíveis, personalizados, com gestão de viagem dinâmica, flexibilidade de pagamento, facilidade de transação e planejamento de viagem. Entretanto, questiona-se a aplicabilidade do MaaS em países em desenvolvimento e sua capacidade de promover a mobilidade sustentável nesses países. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de avaliar se o sistema pode ser implantado nos países em desenvolvimento através de pacotes mensais de mobilidade. Utilizou-se da metodologia qualitativa dedutiva para que com as características dos transportes ofertados pela plataforma e os desejos dos usuários brasileiros, se pudesse gerar planos a serem ofertados aos usuários. A implantação poderia ser realizada através de duas fases, onde a primeira delas o serviço contaria com um plano mensal inicial de transporte público e bicicletas compartilhadas ilimitados e após a adaptação, um plano completo para atingir a outra parcela da população com serviços de compartilhamento e aluguel de carros, táxis, bicicletas e transporte público ilimitados. | pt_BR |
dc.format.extent | 79p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Mobility as a Service | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade sustentável | pt_BR |
dc.title | Mobility as a service : influência sobre a mobilidade em países em desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Technological advances, aided by rapid urbanization and a global trend of reducing pollution emissions, are bringing changes in society’s urban mobility. The behavioral change of younger generations combined with these trends, demonstrate the need for change in the way transportation is planned and operated in large urban centers. Mobility as a Service (MaaS), a platform that unites several modes of shared transport in a simple and convenient manner, emerges as a solution to the problems relating to urban mobility faced by today's society. The service provides flexible and personalized transportation, dynamic travel management, payment flexibility, ease of transaction, and travel planning. However, the applicability of MaaS in developing countries and its capacity to promote sustainable mobility are questioned. In this sense, this thesis has the objective of evaluating if the system can be implemented in developing countries through monthly mobility plans. A qualitative deductive methodology was used to create monthly plans for users by comparing the characteristics of the transportation methods offered by the platform and the desires of Brazilian users. The implementation could be carried out through two phases: the first would give users access to all public transportation and unlimited use of shared bicycles for a monthly fee, and, after the adaptation, a complete plan could be offered to reach another portion of the population, providing shared and rental cars, taxis, shared bicycles, and public transportation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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JOÃO FILIPE GALVÃO FREIRE_ JOSÉ BERNARDO MUNIZ DE ANDRADE BARROS CORREIA-MOBILITY AS A SERVICE_ INFLUÊNCIA SOBRE A MOBILIDADE EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO (3).pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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