Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46713

Comparte esta pagina

Título : Análise e dimensionamento econômico da rede de distribuição de água do campus Recife/UFPE
Autor : MELO, Vitor Barbosa
Palabras clave : Engenharia Civil; Redes de distribuição de água; Método Pimentel Gomes; Método PNL 2000; Software EPANET; LENHSNET; Campus Recife/UFPE
Fecha de publicación : 11-dic-2017
Citación : MELO, Vitor Barbosa. Análise e dimensionamento econômico da rede de distribuição de água do campus Recife/UFPE. 2017. 125 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumen : Este trabalho apresenta a avaliação hidráulica e o dimensionamento econômico otimizado da rede de distribuição de água do campus Recife/UFPE, a partir de técnicas de simulação hidráulica. Para a avaliação hidráulica da rede existente, denominada de Rede Atual, foram utilizados o Método Pimentel Gomes e o Simulador Hidráulico EPANET. Para o dimensionamento econômico otimizado da rede, denominada de Rede Proposta, foram utilizados o Método PNL 2000 e o algoritmo LENHSNET incorporado ao software EPANET, que tem como objetivo encontrar os diâmetros dos trechos da rede, em detrimento dos custos de implantação e operação de uma rede de distribuição, de modo que a soma desses custos seja a menor possível, respeitando as restrições hidráulicas pré-estabelecidas por normas, obtendo o equilíbrio hidráulico da rede. Para obtenção dos resultados é, fundamental, estimar o consumo de água nas edificações do campus, tal estimativa tem sido um dos grandes problemas enfrentados por profissionais da área, principalmente, em edificações com múltiplos usos e distribuídos de maneira aleatória no tempo e no espaço, o consumo foi obtido a partir de dados estabelecidos por pesquisadores e normas técnicas. Com relação aos resultados obtidos, a simulação da Rede Atual não foi bem-sucedida, pois apresentou em alguns trechos e nós valores que não garantem o bom funcionamento da rede. Vale ressaltar que os dois métodos utilizados apresentaram valores semelhantes. Para os resultados obtidos no dimensionamento econômico foram obtidos valores concisos e adequados que promoveram o custo mínimo e o equilíbrio hidráulico da Rede Proposta, a metodologia LENHSNET apresentou uma economia de custo ao ser comparado ao Método PNL 2000. Ainda, foram levantadas as vantagens das metodologias utilizados no presente trabalho e recomendações futuras para a administração da UFPE e possíveis pesquisas para o Sistema de Abastecimento do campus Recife da UFPE.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46713
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons