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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46708

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSHINOHARA, Armando Hideki-
dc.contributor.authorCOSTA, Lucas Queiroz Melo da-
dc.date.accessioned2022-09-23T16:00:40Z-
dc.date.available2022-09-23T16:00:40Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.date.submitted2022-09-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Lucas Queiroz Melo da. Estudo e desenvolvimento de um processo de soldagem de ligas de alumínio AA2017 e AA5083 por fricção e mistura (FSW). 2018. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46708-
dc.description.abstractO propósito deste trabalho foi conhecer e estudar o processo de Soldagem por Fricção e Mistura aplicado à confecção de juntas de alumínio, dentro das condições de operacionais do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE (DEMEC – UFPE). O estudo classifica-se como uma pesquisa básica estratégica, de caráter explicativo e metodologia experimental, buscando ampliar os conhecimentos existentes na área de processos de união de superfícies – Engenharias – com o objetivo de propor soluções e melhorias no processo de soldagem por FSW, aplicado para reconhecidos problemas práticos enfrentado pela indústria atual, nos seus mais diversos setores. A metodologia base deste trabalho consistiu primeiramente em projetar e desenvolver um aparato experimental específico para o processo FSW, seguido da realização de diversas soldagens com variação de parâmetros e liga de alumínio trabalhada. Posteriormente, foram realizados ensaios não-destrutivo (Radiografia Industrial e planeza) e destrutivos (Tração e Dobramento). Por fim, a microestrutura do material da junta soldada foi analisada através de Metalografia (Microscopia Ótica). Os resultados gerais confirmaram vantagens do processo FSW quando comparado com outros métodos tradicionais de soldagem por fusão, tais como qualidade da solda e resistência mecânica. Entretanto, alguns defeitos oriundos do próprio processo de soldagem foram observados e tiveram suas causas raiz analisada, consolidando uma base teórica fundamental para aperfeiçoamento e maior domínio desta tecnologia por parte do DEMEC – UFPE.pt_BR
dc.format.extent88p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectSoldagempt_BR
dc.subjectFSWpt_BR
dc.titleEstudo e desenvolvimento de um processo de soldagem de ligas de alumínio AA2017 e AA5083 por fricção e mistura (FSW)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179705325182236pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9814972564961630pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this work was to know and study the Friction Stir Welding process applied to the manufacture of aluminum joints, within the operating conditions of the Department of Mechanical Engineering at UFPE (DEMEC - UFPE). The study is classified as a basic strategic research, with explanatory character and experimental methodology, aiming to extend the existing knowledge in the area of surface union processes - Engineering - with the objective of proposing solutions and improvements for the Friction Stir Welding process (FSW), applied for recognized practical problems faced by the current industry, in its most diverse sectors. The basic methodology of this work was firstly to project and develop a specific experimental apparatus for the FSW process, followed by the performance of several welds with variation of parameters and worked aluminum alloy. Subsequently, non-destructive (Industrial Radiography and Planicity) and destructive (Traction and Bending) tests were performed. Finally, the microstructure of the welded joint material was analyzed through Metallography (Optical Microscopy). The overall results confirmed advantages of the FSW process when compared to other traditional methods of fusion welding, such as weld quality and mechanical strength. However, some defects originated during the welding process itself were observed and its root causes were analyzed, consolidating a fundamental theoretical basis for the improvement and better mastery of this technology by DEMEC – UFPE.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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