Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46686
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Fernando Jordão | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Luiza Maria Cavalcanti de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T22:51:48Z | - |
dc.date.available | 2022-09-22T22:51:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Luiza Maria Cavalcanti. A bicicleta como alternativa para melhorar a mobilidade urbana na cidade do Recife. 2017. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46686 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho são analisadas a capacidade de mobilidade urbana que a rede cicloviária da cidade do Recife oferece, em contraponto com os resultados da pesquisa origem-destino na Região Metropolitana. De acordo com os resultados da pesquisa, aplicado à situação atual das redes cicloviárias disponíveis na cidade do Recife, foram identificados pontos críticos como, baixo percentual de uso da bicicleta como um modal de transporte para deslocamentos com o objetivo trabalho e educação, o percentual das mulheres que utilizam a bicicleta é menor que o dos homens, além da falta de conectividade entre as vias cicláveis e ausência de integração com outros modais de transporte. Foi concluído que a Cidade do Recife demonstra imenso potencial de exploração para este modal de transporte, incentivando o conceito de mobilidade urbana sustentável para a população recifense. Além do investimento em infraestrutura adequada, é necessário que se faça campanhas educativas junto à população, para que a cultura da bicicleta como um modal frequente de transporte e não só como meio de lazer, seja inserida na sociedade Pernambucana. Trazendo consigo melhorias na mobilidade urbana da cidade, favorecendo grande parte da população de baixa renda, diminuindo a sobrecarga do trânsito e trazendo melhorias na saúde qualidade de vida da população. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana sustentável | pt_BR |
dc.subject | Rede cicloviária | pt_BR |
dc.subject | Bicicleta | pt_BR |
dc.title | A bicicleta como alternativa para melhorar a mobilidade urbana na cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0310047689133449 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work analyzes the urban mobility capacity that the cycling network of city of Recife offers, in counterpoint to the results of the origin-destination research in the Metropolitan Region. According to the research results, that was applied to the current situation of cycling networks available in the city of Recife, critical points were identified, such as low percentage of bicycle use as a mode of transport for work and education, the percentage of Women who use the bicycle are smaller than the men, as well as the lack of connectivity between cycling routes and lack of integration with other modes of transportation. It was concluded that the City of Recife shows immense potential for exploration for this mode of transport, encouraging the concept of sustainable urban mobility for the Recife population. In addition to investing in adequate infrastructure, it is necessary to carry out educational campaigns with the population, so that the culture of the bicycle as a frequent mode of transportation and not only as a means of leisure, is inserted in Pernambucana society. Bringing improvements in the urban mobility, favoring a large part of the low income population, reducing the traffic overload and bringing improvements in the health quality of life of the population. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUIZA MARIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE-A BICICLETA COMO ALTERNATIVA PARA MELHORAR A MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DO RECIFE.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons