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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46673

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFINIZOLA, Maria de Fátima Waechter-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Airton Mateus Cavalcante de-
dc.date.accessioned2022-09-22T16:20:30Z-
dc.date.available2022-09-22T16:20:30Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.date.submitted2022-09-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Airton Mateus Cavalcante de. Biurifu Garden: desenvolvimento de fonte Dingbat baseada no contexto cultural, social e econômico da cidade de Belo Jardim. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46673-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo a criação de uma fonte digital dingbat, que expresse as características da cidade de Belo Jardim dando ênfase a seu contexto cultural, social, econômico. A pesquisa se divide em duas partes. Na primeira foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica onde são apresentados os conceitos do design e seu papel no âmbito cultural de um lugar, a relação histórica entre tipografia e ornamentos, bem como a era digital na área tipográfica, o surgimento das fontes digitais e suas novas formas de linguagem de caráter icônico/ilustrativas (dingbats). Ao final desta etapa são apresentadas informações sobre a cidade de Belo Jardim. Tudo serviu para dar embasamento teórico ao projeto desenvolvido na segunda parte da pesquisa. A segunda parte consiste no desenvolvimento do projeto da fonte dingbat. Foram explorados os métodos usados por Finizola (2014) na construção da fonte dingbat “carrocerias”, e as orientações de Gonzáles-Miranda e Quindós (2014) na criação de uma família de pictogramas que serviram de respaldo para a criação de uma metodologia projetual própria que se adequasse ao projeto tipográfico “Biurifu Gar den”, uma fonte dingbat composta por 36 caracteres ao total, dentre eles 26 letras do alfabeto latino e os 10 numerais. O resultado obtido no desenvolvimento do projeto evidencia o poder do design, mais especificamente da área da tipografia, como uma forma de registro gráfico que contribui para a valorização e preservação das características de um povo/lugar.pt_BR
dc.format.extent96p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectPrática tipográfica - Layoutpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectBelo Jardim (PE)pt_BR
dc.subjectDingbatpt_BR
dc.titleBiurifu Garden: desenvolvimento de fonte Dingbat baseada no contexto cultural, social e econômico da cidade de Belo Jardim.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7549157145293392pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to create a digbat digital font, which expresses the char acteristics of the Belo Jardim city, emphasizing it’s cultural, social and economic con text. The research is divided into two parts. In the first one, a bibliographical research was developed which presents the concepts of design and it’s role in the cultural con text of a place, the historical relation between typography and ornaments, as well as the digital age in the typographic area, the emergence of digital fonts and its new iconic / illustrative character language forms (dingbats). At the end of this step is presented information about the city of Belo Jardim. Everything served to give a theoretical basis to the project developed in the second part of the research. The second part consists of the development of the dingbat font project. The methods used were operated by Finizola (2014) in the construction of dingbat font "carrocerias", and the orientations of Gonzales-Miranda and Quindós (2014) in the creation of a family of pictograms, which served as a support for creation an own design methodology that adapted to the typo graphical project "Biurifu Garden", a dingbat font composed by 36 characters to the total, among them 26 letters of the Latin alphabet and the 10 numerals. The result obtained in the development of the project highlights the power of de-sign, more specifically in the typographic area, as a form of graphic registration which contributes to the valorization and preservation of the characteristics of a town / place.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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