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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46634

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Título: Impactos das vivências em ensino híbrido na formação continuada de professores de ciências
Autor(es): SIQUEIRA, Jessiklécia Josinalva de
Palavras-chave: Professores - Formação; Ensino híbrido; Educação básica; Microbiologia; Curadoria; Inovações educacionais
Data do documento: 18-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SIQUEIRA, Jessiklécia Josinalva de. Impactos das vivências em ensino híbrido na formação continuada de professores de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Ao analisarmos os avanços tecnológicos que temos presenciado nos últimos anos, notamos a necessidade de um novo olhar sobre o contexto da formação docente e suas possibilidades. É necessário ressignificar a forma com que o indivíduo navega no mundo das informações presentes no meio digital, sendo este estimulando a buscar pelo conhecimento sem deixar de lado o senso crítico quando deparado com informações, muitas vezes equivocadas. A presente pesquisa teve por objetivo investigar a apropriação do Ensino Híbrido e das tecnologias digitais em um programa de formação continuada de professores de ciências, no ensino de microbiologia. Para isso foi necessário identificar as ferramentas digitais utilizadas pelos os professores e como elas são aplicadas na sala de aula; analisar os conhecimentos dos professores da Educação Básica acerca das ferramentas digitais no ensino de microbiologia; e compreender as concepções de professores de ciências sobre o Ensino Híbrido na formação continuada, em serviço. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo na rede pública do município de Paudalho, onde ocorreu o processo de investigação de natureza qualitativa, a partir de um questionário aplicado por meio do Formulário Google e entrevistas semiestruturadas por meio do Google Meet, ambos virtualmente. Pudemos perceber que grande parte dos docentes enxergam as tecnologias como aliadas de sua prática, no entanto, ao conceituar o ensino hibrido notamos que todos eles também possuem visões deformadas do que se trata a metodologia. Outro ponto importante, é que apesar do tema formação de professores ser discutido há bastante tempo, as formações são vistas ainda como distantes da realidade. É evidente que o presente trabalho não esgota, por si só, as discussões sobre formação docente, concepções de ensino híbrido e ensino de microbiologia, mas se caracteriza como um dos pontapés iniciais para repensarmos na prática docente vinculada a esses três eixos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46634
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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