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Título : Pavimentação em concreto armado : experiência pernambucana no quilômetro 14 da BR 232.
Autor : OLIVEIRA, Caio Fernandes Remígio de
Palabras clave : Índice de condição do pavimento; Patologia; Concreto armado; Defeitos; Desempenho; Trecho experimental; Diagnóstico
Fecha de publicación : 26-ene-2017
Citación : OLIVEIRA, Caio Fernandes Remígio de. Pavimentação em concreto armado: experiência pernambucana no quilômetro 14 da BR 232. 2017. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumen : Este trabalho consiste num estudo de caso relativo à experiência pernambucana no trecho experimental de 500 metros em Pavimento Estruturalmente Armado no quilômetro 14 da BR- 232/PE. O trecho foi reaberto ao tráfego de veículos no ano de 2003, após obra de duplicação e, em 2013/2014, os alunos de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, no seu trabalho de conclusão para obtenção do grau de Engenheiro Civil, traçaram diagnóstico acerca de um desempenho inferior ao dos pavimentos em concreto simples, logo antes e após o trecho experimental. Dois anos após o último estudo, o novo cálculo do Índice de Condição do Pavimento (ICP) revela uma melhoria na condição estrutural das placas em concreto armado de Ruim/Muito Ruim para Razoável. O trabalho de anamnese feito, a partir de dados levantados com uso da ferramenta Street View do Google Maps, revelou um comportamento quase linear na queda da condição estrutural do pavimento, além de apontar os defeitos próximos às juntas transversais de retração (quebras localizadas, fissuras de canto e buracos) como os principais responsáveis pelo comprometimento ao conforto e segurança do tráfego de veículos. Ao final, identifica-se que a patologia do trecho experimental deveu-se à falha dos dispositivos de transmissão de carga e à ineficiência das intervenções corretivas, e, ainda, à ausência de medidas preventivas, o que levou à degradação do pavimento em estudo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46561
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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