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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46550

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dc.contributor.advisorJUSTO, Wellington Ribeiro-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Carolina da-
dc.date.accessioned2022-09-19T11:44:15Z-
dc.date.available2022-09-19T11:44:15Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carolina da. O impacto das transferências do Fundeb nos gastos com educação nos municípios brasileiros. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46550-
dc.description.abstractA teoria do federalismo fiscal indica que a despesa em uma área específica pode aumentar menos do que as transferências feitas para aquela área, sendo o restante dos repasses gasto no financiamento de outros bens e serviços, ou para reduzir a arrecadação de impostos. Esta questão é conhecida como efeito fungibilidade das transferências. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é estimar, a partir de regressões quantílicas com efeitos fixos para dados em painel, entre o período de 2013 e 2018, a resposta das despesas municipais em educação às transferências condicionais do Fundeb, procurando verificar se os recursos estão, de fato, sendo direcionados a serviços de educação. Além disso, foram estimados outros modelos para dar robustez aos resultados. Os resultados do modelo de regressão quantílica com efeitos fixos indicam que cada aumento per capita de R$ 1 nas transferências do Fundeb, R$ 0,38 é alocado em outros gastos, se analisado o quantil de maiores gastos com educação. Portanto, com base nos resultados encontrados, conclui-se que há evidências de fungibilidade nas transferências do Fundeb, com isso, reduzindo a qualidade da educação e, no longo prazo, prejudicando o desenvolvimento econômico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransferências de recursos financeiros governamentais - Brasilpt_BR
dc.subjectAnálise de regressãopt_BR
dc.subjectPesquisa sobre municípios - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação – Aspectos econômicos - Brasilpt_BR
dc.subjectDespesa públicapt_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.titleO impacto das transferências do Fundeb nos gastos com educação nos municípios brasileirospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6829977785004891pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4131622854992293pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agrestept_BR
dc.description.abstractxThe theory of fiscal federalism indicates that expenditure in a specific area may increase less than transfers made to that area, with the rest of the transfers being spent to finance other goods and services, or to reduce tax collection. This issue is known as the fungibility effect of transfers. In this sense, the objective of this work is to estimate, from quantile regressions with fixed effects for panel data, between the period of 2013 and 2018, the response of municipal education expenditures to conditional transfers from Fundeb, seeking to verify if the resources are, in fact, being directed to education services. In addition, other models were estimated to give robustness to the results. The results of the quantile regression model with fixed effects indicate that for each per capita increase of R$ 1 in Fundeb transfers, R$ 0,38 is allocated to other expenditures, if the quantile with the highest expenditures on education is analyzed. Therefore, based on the results found, it is concluded that there is evidence of fungibility in Fundeb transfers, thus reducing the quality of education and, in the long term, harming economic development.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

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