Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46521

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEITE, Julieta Maria de Vasconcelos-
dc.contributor.authorARAÚJO, Maya Neves de Moura-
dc.date.accessioned2022-09-16T14:47:58Z-
dc.date.available2022-09-16T14:47:58Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maya Neves de Moura. A criança e o lugar no território das grotas: a prática do espaço para crianças em grotas no bairro do Jacintinho, em Maceió - Alagoas. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46521-
dc.description.abstractO debate acerca da relação entre as infâncias e o espaço urbano figura, cada vez mais, na pauta de políticas públicas e pesquisas acadêmicas, sobretudo nas últimas duas décadas. Apesar das inumeráveis conquistas teóricas e práticas que promovem melhorias na relação entre criança e cidade, as contribuições, por vezes, assumem posicionamentos contraditórios: pautados na valorização da criança ativa e cidadã, mas embasando o olhar em uma perspectiva adultocêntrica. No contexto das grotas da cidade de Maceió, Alagoas, iniciativas históricas têm sido observadas na produção de dados qualificados e na valorização do território das grotas. Contudo, identificamos uma lacuna no que tange à percepção do território pelas crianças residentes nas grotas, o que nos levou a questionar “Como a percepção do território pelas crianças impacta na constituição de lugares em áreas de grotas?”. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar o processo de constituição de lugares em grotas do bairro do Jacintinho, Maceió - AL, a partir da percepção do território pelas crianças que nele habitam. Norteados pelas contribuições da sociologia da infância e da geografia humanista, realizamos uma pesquisa de abordagem etnográfica com nove crianças das grotas Aldeia do Índio II, Grota do Cigano, Rua Belo Monte e Rua Santo Antônio, o que nos permitiu identificar quatro aspectos que impactam na constituição de lugares por crianças na grota. Dessa forma, este estudo vem a contribuir com a compreensão das infâncias nas grotas e ampliar as possibilidades de valorização do território, a partir dos lugares e das práticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento Urbanopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectGrotaspt_BR
dc.titleA criança e o lugar no território das grotas : a prática do espaço para crianças em grotas no bairro do Jacintinho, em Maceió - Alagoaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4961362531216023pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8597083990147013pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThe discussion about the relation childhood-urban space increase on the agenda of public policies and academic researches, especially in the last two decades. Although innumerable theories and practices that promote improvements about that relationship, sometimes the contributions try to value an active and citizen child but be based on an adultocentric perspective. In the grotas of Maceió, Alagoas, historical initiatives have been noticed in the production of qualified data and an appreciation of the grota’s territory. However, we identified a gap in children's perception of the territory, what makes us question “How does the perception of territory by children impact the process of places in grotas?”. By this way, this study purpose to identify the process of places in Jacintinho’s grotas, in the city of Maceió, Alagoas, from the children’s perception. Based on the sociology chilhood and humanistic geography, we made ethnographic research with nine children from Aldeia do Índio II, Grota do Cigano, Rua Belo Monte e Rua Santo Antônio, in which we identify four aspects that impact the process of places in grotas. In this way, it contributes to the understanding of childhood in the grotas and expands them as possibilities for valuing the territory based on studies and practices. Therefore, this study must contribute to knowledge about grota’s childhoods as well as an appreciation of the grota’s territory, from your places and practices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maya Neves de Moura Araujo.pdf8,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons