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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46498

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Título: Análise dos fatores de influência da mobilidade no Recife
Autor(es): BATISTA, Débora Cordeiro de Melo.
Palavras-chave: Engenharia Civil; Mobilidade urbana; Planejamento; Fatores sociais e econômicos; Recife; Funcionalidade
Data do documento: 24-Ago-2016
Citação: BATISTA, Débora Cordeiro de Melo. ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA DA MOBILIDADE NO RECIFE. 2016. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Abstract: Diante do cenário atual, em que todos estão em busca de minimizar o tempo gasto com deslocamentos, para consequentemente aumentar a utilidade das horas do dia, os órgãos e investidores responsáveis pela mobilidade urbana possuem questões desafiadoras: suprir a necessidade da população com qualidade e dar condições de suporte ao desenvolvimento econômico. No Recife, a eficiência dos transportes públicos não condiz com a demanda do acelerado crescimento urbano, sendo assim, é considerado um sistema sem qualidade e inseguro. Em contrapartida, como “solução” para essa realidade, surgem políticas de incentivo para a aquisição de carros privados, que aparentam trazer conforto e segurança ao usuário, mas que agravam ainda mais as condições do trânsito. Outra deficiência que impossibilita o planejamento coerente da mobilidade no município é o banco de dados ultrapassado, pesquisas das demandas dos destinos e dos modos de transportes, são de anos e até mesmo de décadas passadas que não retratam a realidade. Para ter melhor aproveitamento em termos de funcionalidade nos projetos de mobilidade, devem-se analisar fatores sociais e econômicos, para então concluir o potencial de cada tipo de transporte na região, e a partir disso interligá-los de maneira eficaz, que supra a demanda da população com qualidade, segurança, priorizando o transporte público e de forma econômica. Uma tendência que vem crescendo bastante, é a introdução do uso de meios não motorizados na rotina de diversos habitantes, seja de bicicleta ou a pé; Nas condições de saturação das vias, não existe espaço para mais um meio de transporte, e nem acessibilidade para os pedestres de forma segura, principalmente para os deficientes físicos. É necessária a reestruturação do sistema para melhor utilidade do solo e maior conscientização da população na utilização dos não motorizados como meio de transporte.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46498
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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