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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46443
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Título: | Entre o dito e o vivido : (auto)formação e atuação da advogada Mércia de Albuquerque Ferreira (1934-2003) |
Autor(es): | ARAÚJO, Laila Farias de |
Palavras-chave: | Direitos Humanos; Mércia Albuquerque – presos políticos; História da educação; Brasil – regime civil militar |
Data do documento: | 19-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARAÚJO, Laila Farias de. Entre o dito e o vivido: (auto)formação e atuação da advogada Mércia de Albuquerque Ferreira (1934-2003). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Esta dissertação é fruto de uma pesquisa documental que teve como temática a trajetória formativa de Mércia de Albuquerque Ferreira (1934-2003) que perpassou por regimes políticos autoritários. Considerou-se de maneira mais direta o regime civil militar (1964- 1978) e a atuação da personagem enquanto advogada de presos/as políticos/as. As questões que envolveram a problemática da pesquisa estão atreladas às minhas inquietações sobre a história das mulheres e às características profissionais de Mércia de Albuquerque e foram assim postas: Como ser mulher, profissional e ter atuação destacada em regime político autoritário? Quais foram os elementos que ela teve que arregimentar para ter destaque na carreira e para conseguir aquilo que ela almejou? Quais características a forjaram? A hipótese de trabalho associa o fato de que houve uma abertura social, educacional e também política para que ela fosse formada, mas que a atuação, escolhas e credibilidade em seu meio é fruto de características pessoais e autoformativas. Para o estudo foi tomado como objeto de análise a trajetória (auto)formativa de Mércia de Albuquerque tendo por objetivo geral da pesquisa compreender a trajetória (auto)formativa e o processo de atuação profissional como advogada na promoção dos direitos humanos.Para tanto, foram objetivos específicos: interpretar a (auto)narrativa da mulher no processo histórico, na educação e na política; mapear a trajetória formativa de Mércia de Albuquerque e analisar sua atuação profissional no campo do Direito e da política no regime civil militar. O referencial teórico esteve embasado em Michelle Perrot (2020) e Georges Duby (1987; 1993) que contribuem para a abordagem e tessitura da história das mulheres e François Dosse (2015) que auxiliou na ótica dos estudos biográficos e seus aspectos sociais. A metodologia associou a pesquisa bibliográfica, documental e a metodologia da História Oral e por meio de fontes como documentos escolares; reforma educacional; egodocumentos, como fotos, cartas, discursos, bilhetes e entrevistas com contemporâneos foi possível verificar o percurso formativo da advogada (educação familiar e educação escolar institucionalizada) com os aprendizados advindos da sua rede de relacionamentos e das suas próprias experiências de trabalho no campo dos direitos humanos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46443 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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