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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4643

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Elietept_BR
dc.contributor.authorFREITAS, Marlene Burégiopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:22:09Z
dc.date.available2014-06-12T17:22:09Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationBurégio Freitas, Marlene; Eliete Santiago, Maria. O brincar em foco : um estudo sobre as representações sociais de professoras que atuam em escolas de educação infantil. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4643
dc.description.abstractA pesquisa trata sobre as Representações Sociais de professoras de Educação Infantil e tem como categorias analíticas o brincar e a Teoria das Representações Sociais. Apoiamo-nos em Vygotsky (1991), Carvalho et al (2003), Coelho e Pedrosa (1995), Kishimoto (1993, 1999, 2001, 2002a, 2002b, 2005), Wajskop (2001) e Brougère (1998, 1999, 2001, 2002, 2004) que tomam o brincar como um fenômeno natural e cultural que historicamente a criança materializa e (re)constrói através de brincadeiras e jogos, e a Teoria das Representações Sociais, como categoria teórica e metodológica, tal como proposta por Moscovici (1978, 2003). A pesquisa foi desenvolvida com 14 professoras da rede municipal de Recife que atuam em duas escolas de Educação Infantil. Para a coleta de dados utilizamo-nos de questionário e entrevistas e da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) para a análise e a interpretação. Os resultados apontaram para as categorias empíricas: o brincar natural na imagem de criança brincante; o brincar dirigido como estímulo e meio de aprendizagem; o brincar livre da criança brincante: conhecimento, expressão e sentimento e, ainda, necessidades e dificuldades de acompanhar o brincar na escola e na sala de aula. Estas categorias inter-relacionadas revelaram que existe uma imagem de criança brincante que tem o brincar como elemento natural e social como guia de conduta, que se inscreve na realidade social em formas múltiplas, a partir do que as professoras ressaltam quando se referem aos modos como ocorre e às finalidades que permeiam a relação da criança com o brincar na Educação Infantil, que se materializa no brincar livre que é meio de conhecimento, expressão e sentimento e no brincar dirigido na perspectiva de a criança aprender conteúdos de ordem cognitiva e social. A pesquisa revela também o sentimento das professoras de que sabem pouco sobre o brincar e a sua crítica sobre a maneira como o sistema escolar trata a Educação Infantil e como isto reflete no brincar, o que se mostrou como um movimento reflexivo de aproximação para uma visão do brincar como construção socialpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectO brincarpt_BR
dc.subjectA Teoria das Representações Sociaispt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleO brincar em foco : um estudo sobre as representações sociais de professoras que atuam em escolas de educação infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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