Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/462

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELLO, Sérgio Carvalho Benício dept_BR
dc.contributor.authorSILVA, Daniella Ramos dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:02:50Z
dc.date.available2014-06-12T15:02:50Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationRamos da Silva, Daniella; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. A Mitologia na Representação cultural e no consumo :Efeito e recepção do signo da cachaça. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/462
dc.description.abstractEste trabalho relata o estudo da mitologia na representação cultural e no consumo da cachaça. A origem pobre da cachaça determinou a inerência de mitos de desqualificação em sua representação cultural, tornando-a estigmatizada. Tendo em vista que o consumo não é mais tido como uma simples compra de produtos (bens ou serviços), mas de significados, a representação influencia o consumo, assim como o consumo influencia a representação. Com base neste pressuposto, procurou-se entender os efeitos e recepções entre ambos, pois a representação recepciona os efeitos do preconceito sobre a cachaça, disseminados na sociedade através dos mitos. Tal fato, entretanto, causa efeitos no consumo que recepciona a representação. E, também, o consumo da bebida por pessoas de baixa renda causa efeitos na representação cultural, reforçando os preconceitos. Utilizou-se, para tanto, uma semiologia estruturalista para analisar o corpus composto por discursos de produtores, associações de classe e especialista, o que resultou na identificação de mitos que influenciam negativamente (desprestígio, cachaceiro e bebida popular) e positivamente (brazilian brandy e da moda) a representação e o consumo da cachaçapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCachaçapt_BR
dc.subjectRepresentação Culturalpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMitologiaspt_BR
dc.titleA Mitologia na Representação cultural e no consumo :Efeito e recepção do signo da cachaçapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo1025_1.pdf934,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons