Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46224

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Antonio de Vasconcellos Carneiro-
dc.contributor.authorLUCENA, Ricardo Renda de-
dc.date.accessioned2022-09-06T16:33:19Z-
dc.date.available2022-09-06T16:33:19Z-
dc.date.issued2007-04-10-
dc.date.submitted2022-07-14-
dc.identifier.citationLUCENA, Ricardo Renda de. Ações para desenvolvimento sustentável de pequenas e médias empresas nacionais em um mundo globalizado e dominado por oligopólios. 2007. 77p. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46224-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é propor possíveis ações para o desenvolvimento sustentável de pequenas e médias empresas nacionais, evidenciando suas principais dificuldades em um mundo globalizado e dominado por oligopólios, ou ao menos, funcionar como elemento instigador para outros estudiosos do assunto buscarem e desenvolverem idéias e, possivelmente, soluções para o referido tópico. Acordado com o parágrafo acima, temos que as ações propostas neste trabalho não são simples ações, mas sim ações que gerem melhoras qualitativas e quantitativas de forma duradoura para as pequenas e médias empresas nacionais. As “soluções” que amenizam os grandes desafios para as referidas empresas, são obtidas através da análise minuciosa das características de mercado (como: vantagens competitivas, comparativas, colaborativas e sua relevância; diferenciais competitivos; escala de produção utilizada; composição do mercado; e entidades essenciais) as quais possibilitam definir quais as tendências atuais que influenciarão de forma significativa o mercado no futuro, como a Globalização e a formação de Oligopólios. Este estudo visa também fundamentar a importância e a necessidade da presença ativa das pequenas e médias empresas nos mercados em geral, utilizando idéias diversas como capacidade empreendedora do mercado, inovação e flexibilidade, além de buscar identificar as principais dificuldades das Pequenas e Médias Empresas Nacionais, através da realização de uma pesquisa com empresários e empreendedores do estado de Pernambuco, abordando o assunto aqui discutido. Definido os principais desafios das pequenas e médias empresas e as principais tendências de mercado, é possível propor ações, estratégias “genéricas”, e sugerir algumas ferramentas, não desenvolvidas pelo trabalho, para o desenvolvimento sustentável de pequenas e médias empresas nacionais no mercado atual e futuro. Essas ações utilizam diversas áreas de estudo e fatores diversos, como fatores macro e micro econômicos, fatores relacionados à eficiência e eficácia na produção, redução de desperdícios, qualidade como essência da gestão, entre outros aspectos relacionados à otimização dos “macro-processos” encontrados no mercado contemporâneo, sempre buscando mostrar a visão verdadeira do empresariado nacional.pt_BR
dc.format.extent77p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectOligopóliospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleAções para desenvolvimento sustentável de pequenas e médias empresas nacionais em um mundo globalizado e dominado por oligopóliospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7978375999194261pt_BR
dc.description.abstractxThe major objective of this study is to propose options of actions to small and medium national companies achieve a sustainable development, with a focus on the main challenges of a Globalized world, dominated by Oligopolies, or, at least, to work as a motivation element, for others studious on the subject, to look and develope ideas and, probably, “solutions” for this issue. According to the paragraph above, the actions proposed in this study are not simple actions. They have to create qualitative, quantitative and durable improvements (improvements with real basis) to small and mid-size national companies. The “solutions” that helps this companies to overcome the mains challenges are obtained with a deep analysis of the market characteristics (like: competitive, collaborative and comparative advantage; competitive differentiation; production scale; market composition; essentials entities), which make it possible to define the main actual market tendencies (like: Globalization, formation of Oligopolies in every market niche) that will significantly influence the market in the future. This study looks to show the importance of an active presence of small and median firms in all kinds of market, using ideas as market entrepreneur capability, innovation and flexibility. It looks to identify, based on a research with Pernambuco’s executives and entrepreneur, the main challenges that the small and mid size national companies are facing now and will face in the future. Defined the main market tendencies and the major challenges for small and mid size companies, it is possible to propose actions, generic strategies and to suggest some management tools (not developed by this work), that will help small and medium national companies to reach a sustainable development in the present and future market. This actions are supported by a rang of study areas, like macro and micro economics, efficiency and effectiveness on production, zero waste, quality as management essence, and other aspects related to the optimization of the “macro-process” in the actual market, but always looking to show the real vision of national business.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons