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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46216

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Luciana Rosa-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-09-06T14:57:26Z-
dc.date.available2022-09-06T14:57:26Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica do Nascimento. O plano municipal de educação da cidade do Recife: reflexões sobre processos de participação e representatividade de uma política pública educacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46216-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objeto de análise o processo de aprovação do Plano Municipal de Educação da cidade do Recife no ano de 2015. Entendendo democracia participativa e representativa, a partir do estudo de Boaventura de Sousa Santos (2002), nossa análise compreende os desafios de vivenciar processos democráticos a partir da interlocução com representantes de algumas entidades que participaram dos debates na 10a Conferência Municipal de Educação (COMUDE). Para tal, dialogamos com representantes da Associação dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (AADI), do Núcleo de Educação Integral e Ações Afirmativas (NEAFI), do Fórum Municipal Popular de Educação do Recife, do Conselho Municipal de Educação, do Sindicato Municipal dos Profissionais da Rede Oficial de Ensino do Recife (SIMPERE) e do Sindicato dos Servidores Municipais do Recife (SINDSERPRE). O objetivo da presente pesquisa é analisar os processos de participação e a representatividade da sociedade civil na formulação do Plano Municipal de Educação do Recife (2015-2025). Em nossa discussão teórica, entre outros, utilizamos estudos como o de Abranches (2009) e Klein (2006), questionando como a representatividade tem se tornado uma formalidade democrática e caminhando para uma leitura no campo da educação, evidenciando aspectos da cooptação neoliberal. Finalizamos com uma discussão sobre a democracia participativa e representativa na realidade brasileira e a importância do fortalecimento de práticas democráticas no cenário nacional. Para coleta dos dados, utilizamos como ferramenta entrevistas semiestruturadas. No tratamento dos dados coletados, empregamos a análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2016), e desenvolvemos categorias de análise a partir dos objetivos específicos, chegando a três eixos analíticos. Os resultados nos possibilitaram observar que houve grandes discordâncias entre os representantes da sociedade civil e a gestão municipal nos encaminhamentos ao longo da COMUDE e na aprovação do PME-Recife/2015-2025. Por fim, concluímos levantando questões sobre a importância de espaços democráticos, sobretudo no cenário político nacional da atualidade. Pontuamos como é possível ampliar e fortalecer a democracia participativa e representativa por meio de questões que nos mobilizem a debater e problematizar, sobretudo, os processos de cooptação que têm alinhado a educação no Brasil a interesses neoliberais travestidos de filantropia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação – Pernambuco - Recifept_BR
dc.subjectRecife – Plano Municipal de Educaçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.titleO plano municipal de educação da cidade do Recife : reflexões sobre processos de participação e representatividade de uma política pública educacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8670082427817118pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4453790962418369pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe research object of analysis was the approval process of the Municipal Education Plan of the city of Recife in 2015. Understanding participatory and representative democracy, based on the study by Boaventura de Sousa Santos (2002), our analysis understands the challenges of experiencing democratic processes through dialogue with representatives of some entities that participated in the debates at the 10th Municipal Conference on Education (COMUDE). To this end, we dialogued with representatives of the Association of Child Development Assistants (AADI), Center for Integral Education and Affirmative Actions (NEAFI), Popular Municipal Education Forum of Recife, Municipal Council of Education, Municipal Union of Professionals in the Official Teaching Network of Recife (SIMPERE), Union of Municipal Servants of Recife (SINDSERPRE). The objective of this research is to analyze the participation processes and the representation of civil society in the formulation of the Recife Municipal Education Plan (2015-2025). In our theoretical discussion, among others, we use studies such as those by Abranches (2009) and Klein (2006), questioning how representation has become a democratic formality and moving towards a reading in the field of education, evidencing aspects of neoliberal cooptation. We end with a discussion on participatory and representative democracy in the Brazilian reality and the importance of strengthening democratic practices in the national scenario. For data collection, we used semi-structured interviews as a tool. In the treatment of the collected data, we used content analysis, proposed by Laurence Bardin (2016), and we developed categories of analysis based on the specific objectives, reaching three analytical axes. Finally, we conclude by raising questions about the importance of democratic spaces, especially in the current national political scenario. We point out how it is possible to expand and strengthen participatory and representative democracy through issues that mobilize us to debate and problematize, above all, the processes of co-optation that have aligned education in Brazil to neoliberal interests disguised as philanthropy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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