Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46211
Comparte esta pagina
Título : | Gincanas, cartilhas e memórias : a fabricação da cultura popular no Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral na Paraíba (1970-1985) |
Autor : | ALVES, José Maxsuel Lourenço |
Palabras clave : | Paraíba - História; MOBRAL; Alfabetização de adultos; Cultura popular |
Fecha de publicación : | 28-feb-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ALVES, José Maxsuel Lourenço. Gincanas, cartilhas e memórias: a fabricação da cultura popular no Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral na Paraíba (1970-1985). Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Esta tese estuda as apropriações da cultura popular realizadas pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização, em sua estratégia de produção da adesão, do consenso, consentimento e legitimidade da ditadura militar, com decisivo apoio civil, na Paraíba. Para isso, esta pesquisa realiza o gesto diacrônico de estudar o Mobral na constelação de forças que teceram o seu fazer- se, sua invenção, seus deslocamentos e estratégias de manutenção e sobrevivência. Criado no intuito de alfabetizar adultos, dentro da lógica governamental do “milagre brasileiro” e da integração nacional, o Mobral emerge em um conjunto amplo de iniciativas que, num duplo jogo, articula o pobre através do oferecimento de um aspecto central da cidadania – a alfabetização- e o engaja no projeto civilizatório da ditadura. O objetivo deste trabalho é compreender como esta instituição tornou-se possível, bem como as relações que foram estabelecidas por ele, na elaboração de uma rede de relações que procurava unir as pessoas de todo o país ao Mobral Central, criando um conjunto de práticas que visava o engajamento constante da população. Entre tais práticas destacaram-se aquelas que, ao longo do século XX, foram classificadas como cultura popular e folclore, e foram amalgamadas com dispositivos da cultura letrada como programas de rádio e livros pelo programa Mobral Cultural. Na construção desta tese utilizo como metodologia a análise do discurso governamental e de várias instituições e, como fontes: periódicos, revistas, correspondências de professoras ao Mobral Central e de ouvintes ao programa radiofônico Domingo Mobral, relatórios, leis, diários do Congresso Nacional e relatos orais de memória. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46211 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE José Maxsuel Lourenço Alves.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons