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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46207
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Título : | Perspectivas da psicologia cognitiva acerca de como crianças dos anos iniciais do ensino fundamental compreendem o Bullying escolar |
Autor : | ALBUQUERQUE, Amanda Pereira de |
Palabras clave : | Psicologia cognitiva; Ofensas verbais - Humilhações; Criança - Percepção; Educação básica – Ensino primário; Histórias - Crianças |
Fecha de publicación : | 24-feb-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ALBUQUERQUE, Amanda Pereira de. Perspectivas da psicologia cognitiva acerca de como crianças dos anos iniciais do ensino fundamental compreendem o Bullying escolar. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O bullying refere-se às ações intencionais e de forma repetida que envolve comportamentos de agressão, ameaças, exclusão ou zombaria entre os pares. Por ser um fenômeno relacional e complexo, costuma se apresentar dissolvido nas relações entre crianças e adolescentes no cotidiano escolar, podendo até ser entendido como uma fase “normal” do desenvolvimento. Pesquisas publicadas no Brasil têm apenas investigado os adolescentes, na faixa etária dos 10 aos 19 anos, quando essas práticas são mais evidentes. Poucos estudos no Brasil tomaram o bullying infantil como objeto de estudo. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar os sentidos bullying escolar de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental (com idade entre 6 e 7 anos) – a partir de narrativas e contação de história que geraram desenhos representativos do cotidiano escolar dessas crianças, elaborando um jogo de pesquisa pautado na ludicidade e nos usos da linguagem. Com base teórica ancorada na Psicologia Cultural, o estudo articulou os processos de produção de sentidos da vida diária das crianças com a compreensão das rupturas e dos padrões de suas ações no cotidiano escolar, permitindo que os sujeitos falassem e pudessem fazer elaborações sobre as relações com seus pares do cenário educacional, com o mundo e com possíveis situações de bullying escolar. O estudo foi realizado com 16 crianças (6 a 7 anos) de escolas particulares do estado de Pernambuco-Brasil. Por meio de entrevistas semiestruturadas individuais que aconteceram através de videochamadas e que seguiu os passos de um roteiro de criado para esta pesquisa, as crianças foram convidadas a realizar desenhos e produzir narrativas sobre o seu cotidiano escolar. Nesta mesma entrevista, elas ouviram e discutiram sobre uma história de bullying escolar, contada e criada pela pesquisadora, na perspectiva da pesquisa-intervenção, e posteriormente, produziram mais um desenho sobre uma situação de bullying vivenciado ou testemunhado. Após a transcrição dos dados produzidos a partir das narrativas das crianças sobre os desenhos, os dados foram analisados por meio de uma análise temática dos conteúdos organizada em um quadro no excel com base em estudos sobre bullying escolar. Os resultados apontaram para a ocorrência de experiências de bullying no cotidiano escolar das crianças, neste caso, anteriores à pandemia do COVID-19. Situações de bullying indireto, físico e verbal foram identificadas nas narrativas dos participantes. As crianças também apresentaram compreensão sobre as situações de bullying relatadas na contação de história, e algumas se reconhecem nessas situações, como vítimas ou testemunhas, após este caminho metodológico. Os dados apontaram que as narrativas das crianças situam a ocorrência bullying no seu cotidiano escolar infantil, bem como, elas se sentem afetadas ou prejudicadas por estes eventos relacionais. Tal evidência, sugere a importância de mais estudos sobre o tema e de ações preventivas, e especialmente de caráter interventivo para o público infantil que nos indicou vivenciar violência escolar, neste caso, o bullying infantil. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46207 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
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