Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46175

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSABBATINI, Marcelo-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Suelma Amorim do-
dc.date.accessioned2022-09-05T15:43:02Z-
dc.date.available2022-09-05T15:43:02Z-
dc.date.issued2022-04-26-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Suelma Amorim do. O ensino híbrido na percepção de licenciandos em ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46175-
dc.description.abstractNo cenário educacional contemporâneo vivenciamos tempos pandêmicos causados pelo vírus Sars-Cov-2 (Covid-19). Nesse contexto, a abordagem de ensino híbrido é uma das alternativas para ressignificar o processo de ensino presente há muitos anos no contexto da educação, que requer a mesclagem de ensino na presencialidade e online, além do uso de elementos tais como a personalização, interatividade, flexibilidade, tecnologia educacional, conectividade, inovações sustentadas e disruptivas. A pesquisa teve como objetivo relacionar a percepção do ensino híbrido de licenciandos em ciências biológicas com a perspectiva interativa no ensino da biologia no contexto pandêmico. Trata-se de um estudo de campo, de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, mediante uso de formulário e entrevistas semiestruturadas ambas em formato online. Para análise dos dados recorremos ao método indutivo e análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os licenciandos em ciências biológicas percebem o ensino híbrido como um concorrente de outras abordagens tais como o ensino remoto e ensino simultâneo reconhecendo as atividades personalizadas, flexibilidade no processo de ensino, a complexidade e a durabilidade do aumento de atividades e horário atribuído com as tecnologias educacionais, a importância da interatividade no ensino e os saberes da prática docente. É importante que outras perspectivas sejam desenvolvidas a fim de estimular a formação de professores nesse contexto híbrido, visando a melhoria dos processos educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem - probabilidadept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem- currículospt_BR
dc.subjectEducação – anos iniciaispt_BR
dc.titleO ensino híbrido na percepção de licenciandos em ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6065360181915722pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1924207127592816pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxOn the contemporaneous educational context, we live a pandemic period caused by the Sars-Cov-2 virus (Covid-19). In this context, the hybrid teaching approach is one alternative to signify the teaching process present for so many years on the educational context, in which requires a mix between teaching in person and online, besides the use of elements such as personalization, interactivity, flexibility, educational technology, connectivity, supported and disruptive technologies. The research aims at the objective to relate the perception of the hybrid teaching of undergraduates of biological sciences with the interactive perspective on biology teaching on the pandemic context. It carries out a field study, of quantitative nature, exploratory and descriptive, using both formulary and semi-structured interviews online. In order to analyze data, it applies an inductive method and content analysis. The results point out that the biological sciences undergraduates realize the hybrid teaching as a competitor to other approaches such as remote teaching and simultaneous teaching, recognizing the personalized activities, the flexibility on the teaching process, and the schedule attached to technological education. In addition, they realized about the relevance of interactivity on teaching and the knowledge of the teaching practice. It is relevant that other perspectives are carried out and developed in order to stimulate the teacher’s development on the hybrid context, aiming at a better educational process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Suelma Amorim do Nascimento.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons