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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46170

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Hérica Karina Cavalcanti de-
dc.contributor.authorMOURA, Diana Daniele Silva de-
dc.date.accessioned2022-09-05T14:40:33Z-
dc.date.available2022-09-05T14:40:33Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationMOURA, Diana Daniele Silva de. Atividades para o ensino de gêneros orais em livros didáticos de língua portuguesa: refletindo sobre as contribuições para o uso do oral em situações sociais escolares e extraescolares. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46170-
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa qualitativa foi verificar se as atividades propostas para o ensino de gêneros orais em livros didáticos de Língua Portuguesa propiciam aos estudantes aprendizagens para atuações adequadas por meio da fala em situações sociais escolares e extraescolares. Para tanto, à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2000), analisamos duas coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como base teórica os estudos de Bakhtin (2010), Dolz; Schneuwly; Haller (2004), Marcuschi (1998, 2004, 2010), Marcuschi; Dionísio (2007), Ávila; Nascimento; Gois (2012) e outros. Nossa hipótese era, com base em nossa vivência docente, que ainda é incipiente o trabalho com a oralidade nos LDP e que ainda há um predomínio de atividades nada ou pouco sistematizadas, tendendo para os contextos mais informais. Os resultados, por sua vez, indicaram que as duas coleções de LDP analisadas comportam atividades com gêneros de oralidade letrada. As duas coleções investem no trabalho com o eixo, o que nos revela um avanço ainda em percurso, que estabelece para o ensino de Língua Portuguesa seus primeiros passos para um ensino sistematizado das práticas de oralidade. Como proposta de intervenção, elaboramos um curso de formação continuada para professores da rede estadual de ensino, a fim de oportunizar reflexão de saberes e partilha de experiências para o ensino de práticas de oralidade letrada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagens e letramentospt_BR
dc.subjectOralidade – livros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.titleAtividades para o ensino de gêneros orais em livros didáticos de língua portuguesa : refletindo sobre as contribuições para o uso do oral em situações sociais escolares e extraescolarespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4086803981664029pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7078742576743942pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this qualitative research was to verify if the proposed activities for teaching of oral genres in Portuguese language textbooks provide the students with learning for suitable actions through speech in social situations school and extra-curricular. To do so, in the light of Content Analysis (BARDIN, 2000), we analyzed two collections of textbooks from the final years of Elementary School, based on theoretical studies by Bakhtin (2010), Dolz; Schneuwly; Haller (2004), Marcuschi (1998, 2004, 2010), Marcuschi; Dionisio (2007), Avila; Nascimento; Gois (2012) and others. Our hypothesis was, based on our experience of teaching, that the work with orality in the Portuguese language textbooks is still incipient and that there is still a predominance of activities that are not systematized, tending towards the more informal contexts. The results, on the other hand, indicated that the two collections of Portuguese language textbooks analyzed carried out activities with genres of literate orality. The two collections invest in the work with the axis, which reveals to us an advance still in course that establishes for the teaching of Portuguese Language its first step for a systematized teaching of orality practices. As a proposal for intervention, we developed a continuing education course for teachers of the state education network, in order to provide reflection on knowledge and sharing of experiences for teaching orality literate practices.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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