Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46054

Compartilhe esta página

Título: O uso da interface tangível SARndbox no ensino da geomorfologia : experiências a partir do 1º ano do ensino médio
Autor(es): OLIVEIRA, George Pereira de
Palavras-chave: SARndbox; Metodologias ativas; Interfaces tangíveis; Formas de relevo
Data do documento: 13-Mai-2022
Abstract: Os avanços das últimas décadas nas tecnologias de Realidade Aumentada têm fornecido à Geografia e outras disciplinas escolares um diversificado arcabouço de materiais e recursos com significativo potencial para uso em sala de aula. Na esteira das metodologias ativas, que visam colocar o aluno frente à problemas para os quais deve buscar soluções, a simulação de formas e processos espaciais a partir destas novas tecnologias se apresenta como um recurso didático para o desenvolvimento do pensamento espacial. Neste estudo, é feita uma análise da efetividade do uso da interface tangível SARndbox no ensino de Cartografia e Geomorfologia para alunos do Ensino Médio. Trabalhou-se com 54 alunos de duas turmas de 1° Ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE. Os mesmos foram instigados a fazer uma atividade com carta topográfica e bloco 3D onde tiveram que identificar feições geomórficas indicadas. A atividade foi aplicada após aula expositiva dialogada e novamente após a interação dos alunos com a SARndbox. Apesar de tímida, houve melhora na taxa de acerto das respostas. É necessário analisar criticamente estas novas tecnologias, buscando-se sempre adaptá-las a realidade e as especificidades de cada ala de aula.
Descrição: 9,8
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46054
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GeorgeOliveira_FINAL_13052022_assinado.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons