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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46046
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins | - |
dc.contributor.author | CAMPOS, Darlene Eugênia de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T14:40:31Z | - |
dc.date.available | 2022-08-29T14:40:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Darlene Eugênia de Moura. A formação continuada de professores: cartografando experiências na rede municipal de ensino de Caruaru-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46046 | - |
dc.description.abstract | Este estudo intitulado A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CARTOGRAFANDO EXPERIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARUARU - PE, vincula-se à linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Apresenta como objeto de estudo a Formação Continuada de Professores, tendo por objetivo geral cartografar experiências formativas desenvolvidas pela rede municipal de ensino de Caruaru-PE, buscando compreender se, mediante as normatizações e prescrições existentes, os (as) professores (as) conseguem expressar-se inventivamente. Tomamos o conceito de Formação Inventiva para fundamentar a formação como uma experiência modificadora de si, capaz de promover deslocamentos, aprendizagens e transformações, como explicita Dias (2012). Compreendendo o (a) professor (a) em processo de formação, em devir como singularidade, não como forma de nos diferenciarmos dos outros, mas, sobretudo de nós mesmos. (DIAS; PELUSO; BARBOSA, 2013). Buscamos desenvolver um exercício investigativo cartográfico por compreender que não se trata de um método pronto a ser aplicado, mas por converter o método em problema, o que a torna metodologicamente inventiva (OLIVEIRA; PARAÍSO, 2012). Desse modo, a cartografia permitiu encontrar meios de habitar um território, de atar laços e produzir conversas e encontros em meio a uma pandemia e ao distanciamento social. Construímos virtualmente espaços para conversar, para se fazer presente, ouvir, pensar e compartilhar com o outro (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018). As professoras nos permitiram conhecer com quem e onde permanecem aprendendo e se formando docentes. Nesse aspecto, identificamos inicialmente uma formação pautada em determinar os fazeres docentes, por meio dos materiais e da própria BNCC que chegam como imposições. Nossos resultados apontam que é na escola, com os professores e estudantes, que essas propostas se concretizam e nesse processo ocorrem os tensionamentos, as resistências e invenções. As professoras buscam acolher as alteridades (SKLIAR,2019) que existem e habitam este território, dentro dos espaçostempos que dispõem. É no cotidiano escolar que os tensionamentos entre a escola que existe intensamente e as propostas e modelos impostos vão construindo outras formas de viver e fazer a escola e a formação de professores, de um modo inteiramente novo e inventivo, respeitando seus contextos, interesses e necessidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente – Caruaru-PE | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação – Caruaru-PE | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental – Caruaru-PE | pt_BR |
dc.subject | Outro (Filosofia) | pt_BR |
dc.title | A formação continuada de professores : cartografando experiências na rede municipal de ensino de Caruaru-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0489213017986738 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1756289961986779 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study titled: CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS: CARTOGRAPHING EXPERIENCES IN THE MUNICIPAL EDUCATION NETWORK OF CARUARU - PE, it is linked to the line of research Teaching, Teaching and Learning, of the Graduate Program in Contemporary Education (PPGEduC) of the Federal University of Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). It presents the Continuing Education of Teachers as an object of study, with the general objective of mapping training experiences developed by the municipal education network of Caruaru-PE, seeking to understand whether through the existing regulations and prescriptions teachers can express themselves inventively. We take the concept of Inventive Training to support training as a self-modifying experience, capable of promoting displacements, learning and transformations, as explained by Dias (2012). Understanding the teacher in the process of formation, in becoming as a singularity, not as a way of differentiating ourselves from others, but above all from ourselves. (DIAS; PELUSO; BARBOSA, 2013). We seek to develop a cartographic investigative exercise because we understand that it is not a ready-to-apply method, but because it converts the method into a problem, which makes it methodologically inventive (OLIVEIRA; PARAÍSO, 2012). In this way, cartography made it possible to find ways to inhabit a territory, to tie ties and produce conversations and encounters in the midst of a pandemic and social distancing. We virtually build spaces to talk, to be present, to listen, to think and to share with the other (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018). The teachers allowed us to know with whom and where they continue to learn and train teachers. In this aspect, we initially identified a formation based on determining the teaching activities, through the materials and the BNCC itself that arrive as impositions. Our results indicate that it is in the school with the teachers and students that these proposals are materialized and in this process tensions, resistances and inventions occur. The teachers seek to welcome the alterities (SKLIAR, 2019), which exist and inhabit this territory, within the spaces-times they have. It is in the school routine that the tensions between the school that exists intensely and the proposals and models imposed build other ways of living and doing the school and the training of teachers, in an entirely new and inventive way, respecting their contexts, interests and needs. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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