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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46039
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | AGUIAR, Márcia Ângela da Silva | - |
dc.contributor.author | MELO FILHO, Sinésio Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T13:35:54Z | - |
dc.date.available | 2022-08-29T13:35:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.citation | MELO FILHO, Sinésio Monteiro de. A municipalização do ensino fundamental em Pernambuco: o caso do município de Olinda-PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46039 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objeto o processo de municipalização do ensino fundamental em Pernambuco, com foco no município de Olinda, no marco temporal 2008 a 2014. O texto apresenta um panorama histórico da gestão da educação pública no Brasil, realçando os pressupostos políticos e ideológicos atinentes à estruturação administrativa da educação. Teve como objetivo geral analisar como se materializou o processo de municipalização do ensino fundamental no sistema municipal de ensino da cidade de Olinda. Para o desenvolvimento da pesquisa foram considerados os estudos sobre a modernização do estado e as políticas governamentais de educação, pós Constituição Federal de 1988, e, efetivados levantamentos e análises bibliográficos e documentais sobre a temática, bem como o mapeamento de documentos oficiais concernentes aos acordos firmados entre o governo do estado e o município de Olinda referentes a esse processo. As análises dos dados coletados evidenciam que na década de 1990, o governo de Pernambuco passou a defender um pacto de colaboração visando transferir a responsabilidade das etapas de ensino fundamental para a dependência administrativa dos municípios. Em 2013, o Município de Olinda foi o que mais efetivou a municipalização de escolas, melhorando sua estrutura física, alargando a rede municipal, em termos de equipamentos e mobiliários escolares, laboratórios de informática, cedências de profissionais de educação, merenda escolar e acréscimos dos repasses do FUNDEB. A investigação realizada indica que a implementação de uma política educacional articulada entre as esferas públicas, no âmbito do governo estadual de Pernambuco, requer uma instância formal de interlocução interinstitucional. Constata-se que a municipalização do ensino fundamental no município de Olinda não está finalizada, o que dá margem para a efetivação de um processo em disputa, o que requer dos gestores, profissionais e especialistas da educação e comunidade pautar a melhor forma de conduzir a gestão da educação escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Fundamental - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Gestão Educacional - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós- graduação | pt_BR |
dc.title | A municipalização do ensino fundamental em Pernambuco : o caso do município de Olinda-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1808953712198989 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445186556699560 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation has as its object the process of municipalization of elementary education in Pernambuco, focusing on the municipality of Olinda, in the period 2008 to 2014. The text presents a historical overview of the management of public education in Brazil, highlighting the political and ideological assumptions related to the administrative structuring of education. Its general objective was to analyze how the process of municipalization of elementary education materialized in the municipal education system in the city of Olinda. For the development of the research, studies on the modernization of the state and government education policies, after the Federal Constitution of 1988, were considered, and bibliographic and documentary surveys and analyzes on the subject were carried out, as well as the mapping of official documents concerning the agreements signed between the state government and the municipality of Olinda regarding this process. Analyzes of the data collected show that in the 1990s, the government of Pernambuco started to defend a collaboration pact aimed at transferring responsibility for the stages of elementary education to the administrative dependence of the municipalities. In 2013, the Municipality of Olinda was the most effective in the municipalization of schools, improving its physical structure, expanding the municipal network, in addition to school equipment and furniture, computer labs, education professionals' grants, school lunches and increases in transfers of FUNDEB. The investigation carried out indicates that the implementation of an educational policy articulated between the public spheres, within the scope of the state government of Pernambuco, requires a formal instance of inter- institutional dialogue. It appears that the municipalization of elementary education in the municipality of Olinda has not been completed, which gives rise to a disputed process, which requires managers, professionals and specialists in education and community to guide the best way to conduct the school education management. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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DISSERTAÇÃO Sinésio Monteiro de Melo Filho.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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