Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46038
Compartilhe esta página
Título: | O díptico imperial : uma leitura estoica das obras Stoner e Augustus, de John Edward Williams |
Autor(es): | LIRA, Juliano da Silva |
Palavras-chave: | Stoner; Augustus; John Williams; Estoicismo |
Data do documento: | 31-Mai-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIRA, Juliano da Silva. O díptico imperial: uma leitura estoica das obras Stoner e Augustus, de John Edward Williams. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Este trabalho dedica-se a estudar as obras Stoner e Augustus, de John Edward Williams, à luz da filosofia estoica, notadamente pela ética do período imperial romano e seus três principais nomes: Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio. Por meio de uma leitura filosoficamente orientada, busca-se demonstrar como o filosófico pode transformar-se no literário. Para tal, utiliza-se o método de análise hermenêutico proposto por Benedito Nunes, o qual proporciona, a partir de pontos de incidências filosóficas, novas percepções acerca do objeto literário. Este método, assim como o debate em torno da relação entre as áreas da literatura e filosofia, compõe as exposições da segunda seção deste estudo. A seguir, apresenta-se uma sistematização da filosofia estoica, no intuito de estabelecer melhores fundamentações para as interpretações. A última seção, por fim, é composta pela leitura das obras literárias a partir dos principais nomes do estoicismo. Espera-se, por meio dessas leituras, acrescentar novos caminhos interpretativos aos leitores e pesquisadores do autor norte-americano. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46038 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Juliano da Silva Lira.pdf | 973,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons