Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46015

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Camila Brito de-
dc.contributor.authorCOSTA, Rubiana Gomes da-
dc.date.accessioned2022-08-26T19:52:36Z-
dc.date.available2022-08-26T19:52:36Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Rubiana Gomes da. Um estudo sobre a dificuldade de aprendizagem dos discentes da disciplina de SRT do curso de Design – UFPE CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46015-
dc.description.abstractO ensino do design no Brasil é uma prática relativamente nova, tendo se estabilizado no país no final do século XX. Em Pernambuco na Universidade Federal, em 1974 surgiram os primeiros cursos superiores na área. Mais recentemente, em 2006, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, o curso de design iniciou suas atividades. O presente trabalho traz um levantamento das origens do ensino do design no Brasil e observa o contexto atual a fim de compreender as dificuldades no aprendizado de umas das disciplinas básicas do curso de bacharelado em design do CAA. O componente curricular, Sistemas de Representação Tridimensional (SRT), engloba conteúdos relacionados representação gráfica, sejam bidimensionais ou tridimensionais, onde as habilidades espaciais dos discentes são importantes para a assimilação e construção dos conteúdos desenvolvidos na disciplina. A relação entre o ensino básico e o ensino superior é uma das questões discutidas, a fim de identificar conteúdos aprendidos antes do ingresso dos estudantes à universidade, relacionando as contribuições ou problemas vivenciados pelos discentes e a relação com aprendizagem significativa. Observando e analisando os componentes teóricos e práticos da ementa da disciplina de SRT, foram identificados os conteúdos que representaram maior dificuldade para os alunos, sendo eles: Perspectiva Cavaleira, Perspectiva Cônica, e Cortes. Também foram levantados os conteúdos mais presentes nos componentes curriculares: Escala, Cotas, Vistas Ortográficas e Projeções. Além da relevância dos conteúdos de SRT no ENADE, onde maioria deles esteve em alguma edição, e os que mais aparecem no exame são: Vistas Ortográficas, Projeções e Perspectiva Isométrica.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectSistema de Representação Tridimensionalpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a dificuldade de aprendizagem dos discentes da disciplina de SRT do curso de Design – UFPE CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9158673599744458pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of design in Brazil is a relatively new practice, having stabilized in Brazil at the end of the 20th century. In Pernambuco at the Federal University, in 1974 the first higher education courses in the area appeared. More recently, in 2006, at the Agreste Academic Center (CAA) of UFPE, the design course began its activities. This paper presents a survey of the origins of design teaching in Brazil and looks at the current context in order to understand the difficulties in learning one of the basic disciplines of the CAA bachelor's course. The curricular component, Three Dimensional Representation Systems (SRT), includes contents related to graphic representation, whether bidimensional or three-dimensional, which the space skills of the students are important for the assimilation and construction of the contents developed in the discipline. The relationship between basic education and higher education is one of the issues discussed, in order to identify contents learned before students ingress into the university, relating the contributions or problems experienced by the students and the relationship with meaningful learning. Observing and analyzing the theoretical and practical components of the SRT discipline, the contents that represented the greatest difficulty for the students were identified, they being: cavalier perspective, Conical Perspective, and Cuts. In addition to the relevance of the contents of SRT in ENADE, where most of them have been in some edition, and the ones that appear most in the exam are: Orthographic Views, Projections and Isometric Perspective.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA, Rubiana Gomes da.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons