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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Luciana Hazin-
dc.contributor.authorPADOVANI, Thomas-
dc.date.accessioned2022-08-25T18:35:42Z-
dc.date.available2022-08-25T18:35:42Z-
dc.date.issued2010-08-05-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.citationPADOVANI, Thomas. Implementação de um escritório de gerenciamento de projetos: um estudo de caso. 2010. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45980-
dc.description.abstractO ambiente no qual as empresas estão inseridas hoje vem se tornando cada vez mais competitivo. Nesses últimos anos, a importância de um bom gerenciamento de projetos tem sido cada vez mais reconhecida como um elemento fundamental para o aumento da competitividade da organização. Na busca da excelência, surgiu uma entidade física na empresas: o Escritório de Gestão de Projetos. O conceito de escritório para gerenciamento de projetos, às vezes conhecido como PMO (Project Management Office), é atualmente uma das disciplinas que mais cresce nas indústrias. O PMO geralmente é uma unidade organizacional centralizada que supervisiona o gerenciamento dos projetos e programas da organização e a razão mais comum para uma empresa criar um desses escritórios é estabelecer e manter procedimentos e padrões para as metodologias de gerenciamento de projetos. Analisando a implantação do PMO, este trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso realizado numa construtora brasileira, analisando-se a implantação de um escritório de gestão de projetos e sugerindo algumas melhorias no processo de implantação.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectPMO (project management office)pt_BR
dc.titleImplementação de um escritório de gerenciamento de projetos : um estudo de casopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3340258557255619pt_BR
dc.description.abstractxThe world in which companies operate today is becoming more competitive. During the last years, the importance of an efficient management of the projects has been each day more accepted as a fundamental element to improve the efficiency of an organization. Looking for excellence, a new physical entity came out in companies: The Project Management Office. The concept of project management office, known as PMO, is today one of the most raising topic in industries. The PMO is generally an organizational unit which is leading the project management of the company. With him, the company is able to establish, use and maintain tools and rules for the project management. Analyzing the establishment of the PMO, this study shows the results of a case study in one Brazilian’s building company to propose some improves.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Produção

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