Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45954

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Paulo Roberto Câmara de-
dc.contributor.authorSILVA, Alcicleide Ramos da-
dc.date.accessioned2022-08-24T22:07:42Z-
dc.date.available2022-08-24T22:07:42Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.date.submitted2022-08-24-
dc.identifier.citationSILVA, Alcicleide Ramos da. O lúdico como ferramenta de intervenção no ensino do conceito de fração: bingo de frações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45954-
dc.description.abstractSão muitas as dificuldades que os estudantes encontram na aprendizagem da matemática, diante disso, faz-se necessário que o professor buscar maneiras diferentes de abordar os conteúdos. Assim, o objetivo desse trabalho foi verificar as contribuições do uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino aprendizagem das frações. A metodologia utilizada para o alcance do objetivo foi através de um pré-teste, um bingo de frações, um pós-teste e um questionário aplicados em uma turma de Ensino Fundamental de uma escola do município de Cupira – PE. Os resultados obtidos através do pré-teste e pós-teste mostraram que os alunos apresentaram um melhor desempenho na aprendizagem, além de ter sido exposta uma melhora também na atenção dos mesmos as atividades, bem como melhora na socialização da turma. Concluímos, observando os resultados, que além de maior aprendizado frente à temática trabalhada, os educandos se divertiram aprendendo e compartilhando conhecimento. Ressaltamos, assim, a importância de se trabalhar com recursos didáticos diversificados nas aulas de matemática, propiciando uma aprendizagem como mais significado e uma sólida construção do conhecimento matemático.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico como ferramenta de intervenção no ensino do conceito de fração: bingo de frações.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maria Lucivânia Souza dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7859973474425778pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1210805311523789pt_BR
dc.description.abstractxThere are many difficulties that students encounter in learning mathematics, because of this, it is necessary for the teacher to look for different ways of approaching the contents. Thus, the objective of this work was to verify the contributions of the use of manipulative didactic materials in the teaching of fractions. The methodology used to reach the objective was through a pre-test, a bingo of fractions, a post-test and a questionnaire applied in a class of Elementary School of a school in the municipality of Cupira - PE. The results obtained through the pre-test and post-test showed that the students presented a better performance in the learning, besides having been exposed an improvement also in the attention of the same the activities, as well as improvement in the socialization of the class. We conclude, observing the results, that besides learning more about the thematic work, the students had fun learning and sharing knowledge. We emphasize, therefore, the importance of working with diverse didactic resources in mathematics classes, providing a learning as more meaning and a solid construction of mathematical knowledge.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530135265961814pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Alcicleide Ramos da.pdf2,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons