Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45954
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Paulo Roberto Câmara de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alcicleide Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T22:07:42Z | - |
dc.date.available | 2022-08-24T22:07:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alcicleide Ramos da. O lúdico como ferramenta de intervenção no ensino do conceito de fração: bingo de frações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45954 | - |
dc.description.abstract | São muitas as dificuldades que os estudantes encontram na aprendizagem da matemática, diante disso, faz-se necessário que o professor buscar maneiras diferentes de abordar os conteúdos. Assim, o objetivo desse trabalho foi verificar as contribuições do uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino aprendizagem das frações. A metodologia utilizada para o alcance do objetivo foi através de um pré-teste, um bingo de frações, um pós-teste e um questionário aplicados em uma turma de Ensino Fundamental de uma escola do município de Cupira – PE. Os resultados obtidos através do pré-teste e pós-teste mostraram que os alunos apresentaram um melhor desempenho na aprendizagem, além de ter sido exposta uma melhora também na atenção dos mesmos as atividades, bem como melhora na socialização da turma. Concluímos, observando os resultados, que além de maior aprendizado frente à temática trabalhada, os educandos se divertiram aprendendo e compartilhando conhecimento. Ressaltamos, assim, a importância de se trabalhar com recursos didáticos diversificados nas aulas de matemática, propiciando uma aprendizagem como mais significado e uma sólida construção do conhecimento matemático. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O lúdico como ferramenta de intervenção no ensino do conceito de fração: bingo de frações. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7859973474425778 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1210805311523789 | pt_BR |
dc.description.abstractx | There are many difficulties that students encounter in learning mathematics, because of this, it is necessary for the teacher to look for different ways of approaching the contents. Thus, the objective of this work was to verify the contributions of the use of manipulative didactic materials in the teaching of fractions. The methodology used to reach the objective was through a pre-test, a bingo of fractions, a post-test and a questionnaire applied in a class of Elementary School of a school in the municipality of Cupira - PE. The results obtained through the pre-test and post-test showed that the students presented a better performance in the learning, besides having been exposed an improvement also in the attention of the same the activities, as well as improvement in the socialization of the class. We conclude, observing the results, that besides learning more about the thematic work, the students had fun learning and sharing knowledge. We emphasize, therefore, the importance of working with diverse didactic resources in mathematics classes, providing a learning as more meaning and a solid construction of mathematical knowledge. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3530135265961814 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Alcicleide Ramos da.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons