Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45941

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislâne Nóbrega de-
dc.contributor.authorMERGULHÃO, José Jardel Silva-
dc.date.accessioned2022-08-24T21:54:51Z-
dc.date.available2022-08-24T21:54:51Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2022-08-24-
dc.identifier.citationMERGULHÃO, José Jardel Silva. CARTOGRAFANDO OS DIZERES APRENDERES E FAZERES DA INFÂNCIA QUE ATRAVESSAM O COTIDIANO ESCOLAR DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45941-
dc.description.abstractO que as crianças e a infância concebem sobre a escola em seus dizeres, aprenderes e fazeres? O que podem os movimentos, gestos e invencionices trazidos pela infância no cotidiano escolar? Como se faz presente a experiência da infância na escola? O que os movimentos instaurados pelas crianças e a infância nos dão a pensar sobre a escola e a infância? Tendo em vista essas inquietações e questões, a presente pesquisa se propõe acompanhar os movimentos, as experiências, dizeres, aprenderes e fazeres instaurados pelas crianças e a infância, que possibilitam pensar outros modos de dizer e habitar o contexto escolar da Educação Infantil. O estudo traz como objetivo geral compreender os dizeres, aprenderes e fazeres da infância que atravessam o cotidiano escolar das crianças na Educação Infantil e os movimentos por elas instaurados. Se constituem como objetivos específicos identificar modos expressivos da infância que as crianças potencializam e tecem no território escolar da educação infantil; capturar os movimentos, gestos, acontecimentos dos processos de aprender-ensinar nas experienciações cotidianas das crianças na escola; analisar o dizer infantil sobre a escola, sobre a infância na escola, seus processos de aprender-ensinar desde suas próprias experiências que atravessam o cotidiano das crianças da educação infantil. Delimitou-se como campo empírico da pesquisa um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), situado no agreste pernambucano, no município de Toritama. A pesquisa, com inspiração cartográfica, teve como principais participantes as crianças, que também foram cartógrafas de uma turma de Pré-Escolar II do referido centro. A cartografia se insere nessa pesquisa enquanto inspiração metodológica aberta às diferentes visões e acontecimentos que constituem a realidade. De modo cartográfico, caminhamos com a pesquisa instaurando conversações com as crianças, observações e registro do cotidiano escolar, experienciando outros dizeres, fazeres e pensares da infância que atravessam o cotidiano escolar das crianças na educação infantil. Do ponto de vista teórico, caminhamos com autores como Kohan (2007, 2010, 2015, 2019, 2020), Skliar (2018, 2019), Tebet (2018), Almeida (2021), Masschelein e Simons (2014), Saturno (2018), dentre outros, considerando seus olhares voltados à infância, à escola e à Educação Infantil. A caminhada cartográfica com as crianças e a infância nesse estudo nos possibilitou experienciar e pensar sobre outros dizeres, tempos e modos de fazer a escola, mostrando o quão significativas são as irrupções provocadas pelas crianças e pela infância na Educação Infantil, contribuindo para pensar interações e encontros possíveis entre as crianças, a infância e a Educação, bem como a escola e a infância na escola, possibilitando que as experiências infantis, através dos seus múltiplos gestos e invencionices, interajam com a escola e suas práticas, permitindo, desse modo, pensar a escola enquanto espaço aberto à infância e suas experiências.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleCARTOGRAFANDO OS DIZERES APRENDERES E FAZERES DA INFÂNCIA QUE ATRAVESSAM O COTIDIANO ESCOLAR DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7301608643971739pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.description.abstractxWhat do children and childhood conceive of school in their sayings, learnings and doings? What can movements, gestures and inventions brought by childhood into everyday school life? How is the experience of childhood at school present? What do the movements introduced by children and childhood make us think about school and childhood? In view of these disturbing children, the present research will make it possible to follow the movements, such as experiences, saying, learning and doing established by the ways and childhood, which think other ways of saying and inhabiting the context of early childhood education. The study has as a general objective to understand the words, establishments and actions of childhood that cross the daily school life of children in early childhood education and the movements for them. To be constituted as specific specific objectives of early childhood education that children potentiate and weave in the territory of early childhood education; capture the movements, gestures, events of the learning-teaching processes in the daily experiences of children at school; to analyze what it is to say about childhood at school, its processes of experiences-teaching from their own children about school, which cross children's daily lives. As an empirical field of research, a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) was delimited, located in the countryside of Pernambuco, in the municipality of Toritama. The research, with cartographic inspiration, had as main participants the children, who were also cartographers of a Pre-School II class at that center. Cartography is part of this research as a methodological inspiration open to the different visions and events that constitute reality. In a cartographic way, we walked with the research, establishing conversations with the children, observations and recording of the school routine, experiencing other childhood sayings, doings and thoughts that cross the school routine of children in early childhood education. From a theoretical point of view, we walk with authors such as Kohan (2007, 2010, 2015, 2019, 2020), Skliar (2018, 2019), Tebet (2018), Almeida (2021), Masschelein and Simons (2014), Saturno (2018) ), among others, considering their views on childhood, school and Early Childhood Education. The cartographic walk with children and childhood in this study allowed us to experience and think about other sayings, times and ways of doing school, showing how significant are the irruptions caused by children and childhood in Early Childhood Education, contributing to thinking about interactions and possible encounters between children, childhood and Education, as well as school and childhood at school, allowing children's experiences, through their multiple gestures and inventions, to interact with the school and its practices, thus allowing to think the school as an open space for childhood and its experiences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Jardel Silval Mergulhão. TCC.pdfTCC Monografia551,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons