Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45897

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Amanda Mansur Custódio-
dc.contributor.authorSILVA, Gleyse Jane de Alcântara-
dc.date.accessioned2022-08-23T22:58:31Z-
dc.date.available2022-08-23T22:58:31Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.date.submitted2022-08-23-
dc.identifier.citationSILVA, Gleyse Jane de Alcântara. A direção de arte na animação Stop-motion nos filmes de curta-metragem do estúdio polonês SE-MA-FOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45897-
dc.description.abstractA proposta deste trabalho foi fazer uma análise da direção de arte em filmes de curta metragem de animação do estúdio polonês Se-Ma-For. Para a realização de tal análise, primeiramente propõe-se um resgate histórico das técnicas do cinema de animação em stop-motion levando em consideração sua evolução técnica e estética. Com base nestes dados, buscou-se observar e relacionar a atuação do design de produção com as técnicas da direção de arte na trajetória de desenvolvimento da tradicional animação polonesa. Para tanto, foram analisados os quatro filmes em stop motion mais premiados do estúdio polonês Se-Ma-For: 1. Mís Uszatek (1962-1987), de Lucjan Dembiński, 2. Mały pingwin Pik-Pok (1989-1992), de Tadeusz Wilkosz, 3. Peter & the Wolf (2006), de Suzie Templeton, 4. Danny Boy (2010), de Marek Skrobecki. Em caráter teórico, foram observadas a aplicação das técnicas, materiais, construção dos bonecos, figurinos, cenários e a exploração de ideias e conceitos pelo uso dos signos. Dessa forma, investigou-se também a evolução dos elementos estéticos nas técnicas aplicadas na produção dos filmes ao longo dos anos, e como a junção da tecnologia digital entre a desenvolvida pelos poloneses se tornou mundialmente reconhecida como sinônimo de stop-motion de alto nível, além de investigar sobre as consequências destas tecnologias para animação em stop-motion atual.pt_BR
dc.format.extent130p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subjectCinema - Direção de artept_BR
dc.subjectCinematografiapt_BR
dc.subjectCurta-metragem - Polôniapt_BR
dc.titleA direção de arte na animação Stop-motion nos filmes de curta-metragem do estúdio polonês SE-MA-FOR.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0341879306272619pt_BR
dc.description.abstractxThe proposal of this work was to make an analysis of the direction of art in short films of animation of the Polish studio Se-Ma-For. For the accomplishment of such analysis, it is first proposed a historical rescue of the techniques of the cinema of animation in stop-motion taking into account its technical and aesthetic evolution. Based on these data, it was sought to observe and relate the performance of production design with the techniques of art direction in the developmental trajectory of the traditional Polish animation. In order to do so, the four most awarded stop-motion films of the Polish studio Se-Ma-For were analyzed: 1. Mís Uszatek (1962-1987), by Lucjan Dembiński, 2. Mały pingwin Pik-Pok (1989-1992), by Tadeusz Wilkosz, 3. Peter & the Wolf (2006), by Suzie Templeton, 4. Danny Boy (2010), by Marek Skrobecki. In theoretical terms, the application of techniques, materials, construction of dolls, costumes, scenarios and the exploration of ideas and concepts through the use of signs were observed. In this way, the evolution of the aesthetic elements in the techniques applied in the production of the films over the years was investigated, and as the combination of the digital technology between the developed ones by the Poles became world-wide known like synonymous of stop-motion of high level, in addition to investigating the consequences of these technologies for current stop-motion animation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Gleyse Jane de Alcântara.pdf4,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons