Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45897
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NOGUEIRA, Amanda Mansur Custódio | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gleyse Jane de Alcântara | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T22:58:31Z | - |
dc.date.available | 2022-08-23T22:58:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gleyse Jane de Alcântara. A direção de arte na animação Stop-motion nos filmes de curta-metragem do estúdio polonês SE-MA-FOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45897 | - |
dc.description.abstract | A proposta deste trabalho foi fazer uma análise da direção de arte em filmes de curta metragem de animação do estúdio polonês Se-Ma-For. Para a realização de tal análise, primeiramente propõe-se um resgate histórico das técnicas do cinema de animação em stop-motion levando em consideração sua evolução técnica e estética. Com base nestes dados, buscou-se observar e relacionar a atuação do design de produção com as técnicas da direção de arte na trajetória de desenvolvimento da tradicional animação polonesa. Para tanto, foram analisados os quatro filmes em stop motion mais premiados do estúdio polonês Se-Ma-For: 1. Mís Uszatek (1962-1987), de Lucjan Dembiński, 2. Mały pingwin Pik-Pok (1989-1992), de Tadeusz Wilkosz, 3. Peter & the Wolf (2006), de Suzie Templeton, 4. Danny Boy (2010), de Marek Skrobecki. Em caráter teórico, foram observadas a aplicação das técnicas, materiais, construção dos bonecos, figurinos, cenários e a exploração de ideias e conceitos pelo uso dos signos. Dessa forma, investigou-se também a evolução dos elementos estéticos nas técnicas aplicadas na produção dos filmes ao longo dos anos, e como a junção da tecnologia digital entre a desenvolvida pelos poloneses se tornou mundialmente reconhecida como sinônimo de stop-motion de alto nível, além de investigar sobre as consequências destas tecnologias para animação em stop-motion atual. | pt_BR |
dc.format.extent | 130p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Animação (Cinematografia) | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Direção de arte | pt_BR |
dc.subject | Cinematografia | pt_BR |
dc.subject | Curta-metragem - Polônia | pt_BR |
dc.title | A direção de arte na animação Stop-motion nos filmes de curta-metragem do estúdio polonês SE-MA-FOR. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0341879306272619 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The proposal of this work was to make an analysis of the direction of art in short films of animation of the Polish studio Se-Ma-For. For the accomplishment of such analysis, it is first proposed a historical rescue of the techniques of the cinema of animation in stop-motion taking into account its technical and aesthetic evolution. Based on these data, it was sought to observe and relate the performance of production design with the techniques of art direction in the developmental trajectory of the traditional Polish animation. In order to do so, the four most awarded stop-motion films of the Polish studio Se-Ma-For were analyzed: 1. Mís Uszatek (1962-1987), by Lucjan Dembiński, 2. Mały pingwin Pik-Pok (1989-1992), by Tadeusz Wilkosz, 3. Peter & the Wolf (2006), by Suzie Templeton, 4. Danny Boy (2010), by Marek Skrobecki. In theoretical terms, the application of techniques, materials, construction of dolls, costumes, scenarios and the exploration of ideas and concepts through the use of signs were observed. In this way, the evolution of the aesthetic elements in the techniques applied in the production of the films over the years was investigated, and as the combination of the digital technology between the developed ones by the Poles became world-wide known like synonymous of stop-motion of high level, in addition to investigating the consequences of these technologies for current stop-motion animation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Gleyse Jane de Alcântara.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons