Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45806
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARQUES, Roberta Ramos | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Renata Caldas de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T16:20:10Z | - |
dc.date.available | 2022-08-18T16:20:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Renata Caldas de. É permitido chorar e Meu abismo: o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45806 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta processos poéticos próprios ao campo da performance arte. O percurso carrega consigo passos de um fazer que transita entre linguagens distintas de uma atriz que se descobriu performer. A partir da observação desses rastros experimentais exponho relatos de experiência de duas criações: É permitido chorar, uma performance- instalação em que eu entro no local sem avisar e permaneço chorando por cerca de meia hora; e Meu abismo, performance em que me equilibro pela superfície de uma fita de Moebius de oito metros de extensão. Os dois trabalhos foram criados durante o primeiro ano de estudo no PPGAV/UFPE-UFPB e seguem em circulação por eventos acadêmicos, mostras e festivais de arte. Os meandros do processo criativo, traços em comum dessas duas obras, seus desdobramentos e a maneira pela qual essas dialogam com outros trabalhos encontram-se neste estudo. Além das descrições desses processos e suas trajetórias, valho-me da experiência no campo teatral para apresentar o cruzamento de elementos da cena com qualidades da performance. Especificamente, pontuo espaço, corpo e materialidade inseridos em determinados componentes cênicos, sendo esses cenografia, iluminação, figurino, texto e ator para detalhar essa migração das artes cênicas para as artes visuais na construção das duas obras aqui estudadas. Ou seja, aqui exporei em que medida houve, nesses trabalhos, a contribuição desses elementos para as artes visuais, especificamente a performance. A ideia de recorrer a esses aspectos veio da observação de textos que sublinham a influência da performance no teatro, como o ensaio de Josette Féral Por uma poética da performatividade: O teatro performativo (2008) e o livro A encenação contemporânea, de Patrice Pavis (2013), para quem a performance é tida como “teatro das artes visuais”. Interessa-me aqui um movimento no sentido oposto e complementar, assumindo o campo da performance como protagonista nessa observação colaborativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Instalação | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Moebius | pt_BR |
dc.subject | Pós-presença | pt_BR |
dc.title | É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3226453651109474 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4616139892651946 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research presents poetic processes specific to the field of performance art. The path carries with it steps of an action that moves between different languages of an actress who discovered herself as a performer. Based on the observation of these experimental traces, I expose experience reports of two creations: It is allowed to cry, a performance- installation in which I enter the place unannounced and keep crying for about half an hour; and My Abyss, a performance in which I balance myself on the surface of an eight meter long Moebius strip. These two works were created during the first year of study at the PPGAV/UFPE-UFPB and are still in circulation at academic events, exhibitions and art festivals. The intricacies of the creative process, common features of these two works, their developments and the way in which they dialogue with other works are found in this study. In addition to the descriptions of these processes and their trajectories, I use my experience in the theatrical field to present the crossing of elements of the scene with qualities of performance. Specifically, I point out space, body and materiality inserted in certain scenic components, which are set design, lighting, costumes, text and actor to detail this migration from performing arts to visual arts in the construction of the two works studied here. In other words, here I will expose the extent to which, in these works, these elements contributed to the visual arts, specifically performance. The idea of using these aspects came from the observation of texts that underline the influence of performance in theater, such as the essay by Josette Féral For a poetics of performativity: The performative theater (2008) and the book Contemporary Mise em Scéne, by Patrice Pavis (2013), for whom performance is seen as the “theater of the visual arts”. I am interested here in a movement in the opposite and complementary direction, assuming the field of performance as the protagonist in this collaborative observation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Renata Caldas de Souza.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons