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Título: Educação das relações étnico­-raciais na prática docente do ensino médio de uma escola no território campesino de Passira­-PE : um olhar para o enfrentamento do racismo
Autor(es): MOURA, Gilvania Gomes de
Palavras-chave: Relações étnicas; Relações raciais; Prática de ensino; Racismo na educação; Educação do campo
Data do documento: 9-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOURA, Gilvania Gomes de. Educação das relações étnico­-raciais na prática docente do ensino médio de uma escola no território campesino de Passira­-PE: um olhar para o enfrentamento do racismo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Esta pesquisa trata sobre a Educação das Relações Étnico­-Raciais com um olhar para o Enfrentamento do Racismo nas Práticas Docentes no Ensino Médio em uma Escola no Território Campesino de Passira-­PE. Vincula­-se à Linha de Pesquisa Educação e Diversidade no Programa de Pós-­Graduação em Educação Contemporânea, Curso de Mestrado do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Tecemos o percurso teórico-metodológico de desenvolvimento da pesquisa em diálogo com a Abordagem Teórica dos Estudos Pós­-Coloniais, (QUIJANO, 2000, 2005; MIGNOLO 2005; GROSFOGUEL 2007; WALSH 2008), possibilitando-­nos uma discussão sobre os sujeitos que foram/são subalternizados. Tivemos como Objetivo Geral: compreender como os(as) professores(as) do ensino médio de uma escola localizada no território campesino de Passira-­PE identificam e lidam com o racismo. Como Objetivos Específicos: 1o) Identificar as práticas de enfrentamento do racismo desenvolvidas pelos(as) professores(as); 2o) Identificar as concepções de racismo dos(as) professores(as); 3o) Elencar os desafios dos(as) professores(as) nas práticas de enfrentamento do racismo. Para os procedimentos de coleta dos dados usamos o questionário (MARCONI; LAKATOS, 1999) e a entrevista semiestruturada (BARDIN, 2011). Na realização da análise dos dados utilizamos como procedimento a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e (VALA, 1990). As análises evidenciam que a Educação das Relações Étnico­-Raciais com o olhar para o Enfrentamento do Racismo nas práticas docentes se traduz de modo que os(as) professores(as) diante das situações de racismo, promovem ações que caminham na fronteira de uma educação antirracista por meio do diálogo e interação com os(as) alunos(as). A análise também nos revela práticas de uma educação antirracista que se consolida na tensão entre a Colonialidade/Decolonialidade, onde frisamos que a herança colonial ainda perpassa o currículo escolar e silencia conteúdos sobre sujeitos e culturas outras, predominando-­se o eurocentrismo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45778
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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