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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45750
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Título: | Impactos da disciplina ‘argumentação na educação’ (dae) na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores |
Autor(es): | LIMA, Raquel Cordeiro Nogueira |
Palavras-chave: | Psicologia cognitiva; Corpo docente; Dilema; Estratégias didáticas; Discurso - pensamento - Ação |
Data do documento: | 27-Jan-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIMA, Raquel Cordeiro Nogueira. Impactos da disciplina ‘argumentação na educação’ (dae) na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O presente estudo propõe investigar os impactos da participação de futuros pedagogos na Disciplina 'Argumentação na Educação' (doravante DAE), realizada durante o período de graduação. A DAE propõe desenvolver nos estudantes as competências necessárias para argumentar, bem como para construir e mediar estratégias didáticas argumentativas em ambientes educacionais. Fundamentam esta proposta a compreensão da argumentação, em suas dimensões cognitiva, discursiva, social e dialógica, como discurso essencial para a construção de conhecimento e habilidades de pensamento, tendo especial relevância no campo da educação e, portanto, na formação docente. Os objetivos específicos deste estudo consistiram em observar os impactos da DAE na competência argumentativa, bem como na apropriação dos conhecimentos de conteúdo pedagógico relacionados ao manejo da argumentação, buscando capturar as transformações possibilitadas no discurso, pensamento e ação com argumentação. Dessa forma, privilegiamos a realização de um estudo microgenético (PUCHE-NAVARRO; OSSA, 2006), através da construção de um estudo de caso com foco idiográfico (YIN, 2001). O corpus se compôs por dados de natureza audiovisual e escrita, construídos durante um semestre letivo e analisados a partir dos seguintes indicadores: a unidade de análise triádica de Leitão (2000), os marcadores discursivos de Schiffrin (1987), os marcadores conversacionais de Marcuschi (1999), os critérios de qualidade da argumentação de Govier (2010), as Ações Discursivas do Professor de De Chiaro e Leitão (2005) e os princípios do Ensino Dialógico de Alexander (2006). As análises permitiram observar impactos importantes da DAE na competência argumentativa, através da potencialização na construção dos elementos Argumento, Contra-argumento e Resposta (A-CA-R), melhoria na qualidade da argumentação construída, além de um refinamento do pensamento reflexivo. Houve também ganhos significativos nos conhecimentos de conteúdo pedagógico, refletidos no êxito do planejamento e desenho de uma atividade potencialmente argumentativa, no emprego de diversas Ações Discursivas durante a mediação da atividade prática docente, bem como um grau de apropriação dos princípios do Ensino Dialógico. Tais resultados indicam que a combinação dos elementos presentes na DAE (currículo, metodologias, cultura, postura do professor etc.) foi essencial para o desenvolvimento observado no caso. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45750 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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