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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de-
dc.contributor.authorCOSTA, Gerlaine Henrique da-
dc.date.accessioned2022-08-15T16:23:28Z-
dc.date.available2022-08-15T16:23:28Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationCOSTA, Gerlaine Henrique da. Cenários para investigação e ensino de estatística em escolas do campo: um estudo com professores do município de Surubim-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45713-
dc.description.abstractA pesquisa objetiva analisar como professores de escolas do campo dos anos iniciais do ensino fundamental propõem atividades de ensino de Estatística envolvendo Cenários para Investigação na perspectiva do Letramento Estatístico e da Educação do Campo. Em termos específicos busca-se identificar a concepção de Educação do Campo e do ensino de Estatística dos(as) docentes participantes da pesquisa; promover estudos e reflexões com os(as) docentes para a elaboração de atividades sobre o ensino de estatística fundamentadas nos Cenários para Investigação, na Educação do Campo e na perspectiva do Letramento Estatístico; e analisar atividades elaboradas pelos(as) docentes à luz da Educação Matemática Crítica, especificamente, dos Cenários para Investigação, articulando a Educação do Campo e o Letramento Estatístico. A metodologia consolidou-se em cinco etapas inter-relacionadas e vinculadas ao alcance dos objetivos específicos propostos. Na primeira etapa realizou-se um levantamento das escolas do campo do município de Surubim-PE que ofertam os anos iniciais. Na segunda etapa, 11 professoras que lecionam no segundo ciclo do ensino fundamental foram convidadas a responder a um questionário elaborado no Google Formulário. Na terceira etapa apenas seis professoras aceitaram o convite e responderam ao questionário. Quatro professoras concordaram em continuar participando da pesquisa e, numa quarta etapa, elas participaram de cinco encontros de um grupo de discussão mediado pela pesquisadora. Na quinta etapa, realizamos as análises das propostas de atividades elaboradas pelas professoras durante os encontros do grupo de estudos. A partir dos questionários verificamos que a localização geográfica da escola é um referencial para as docentes considerarem tanto o conceito de Educação do Campo como de escola do campo. Observou-se ainda que apesar das professoras apresentarem alguns conhecimentos prévios sobre estatística, ressalta-se a ausência desse conhecimento tanto em cursos de formação inicial como continuada. Quanto aos encontros do grupo de discussão, identificamos que estes contribuíram para que as docentes construíssem novos conhecimentos em relação aos temas trabalhados durante a realização das atividades. Identificamos de maneira geral, que as propostas de atividades das professoras apresentaram tópicos envolvendo perspectivas de Cenários para Investigação como, por exemplo, contexto de uma situação real e engajamento em uma pesquisa. Essas propostas, por incluir aspectos do contexto social e de vida dos estudantes campesinos, possibilitariam reflexões críticas acerca das suas condições e das políticas públicas que podem afetar a sua qualidade de vida. Esses tópicos propostos nas atividades das professoras contribuíram para articulações de aspectos da Educação do Campo com possibilidades para o letramento estatístico tanto no sentido de envolver elementos do conhecimento, como elementos de disposição. Consideramos, portanto, que o desenvolvimento dos encontros do grupo de discussão consistiu em possibilidade de vivência de formação continuada para as professoras, com ênfase na valorização dos contextos socioculturais dos estudantes camponeses numa perspectiva crítica.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEnsino de Estatística – Letramento Estatísticopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleCenários para investigação e ensino de estatística em escolas do campo : um estudo com professores do município de Surubim-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9179071557324392pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4514107834669536pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe research aims to analyze how teachers from rural schools in the early years of Elementary School propose Statistics teaching activities involving Scenarios for Investigation from the perspective of Statistical Literacy and Rural Education. In specific terms, it seeks to identify the conception of Rural Education and the teaching of Statistics of the teachers participating in the research; to promote studies and reflections with the teachers for the elaboration of activities on the teaching of Statistics based on the Scenarios for Research, on Rural Education and on the perspective of Statistical Literacy; and to analyze activities developed by the teachers in the light of Critical Mathematics Education, specifically, of the Scenarios for Investigation, articulating Rural Education and Statistical Literacy. The methodology was consolidated in five interrelated stages linked to the achievement of the proposed specific objectives. In the first stage, a survey was carried out of the rural schools in the municipality of Surubim-PE that offer the initial years. In the second stage, 11 teachers who teach in the second cycle of Elementary School were invited to answer a questionnaire prepared in the Google form. In the third stage, only six teachers accepted the invitation and answered the questionnaire. Four teachers agreed to continue participating in the research and, in a fourth step, they participated in five meetings of a discussion group mediated by the researcher. In the fifth stage, we carried out the analysis of the proposed activities developed by the teachers during the study group meetings. From the questionnaires, we found that the geographical location of the school is a reference for the teachers to consider both the concept of Rural Education and the rural school. It was also observed that despite the teachers having some previous knowledge about Statistics, the absence of this knowledge in initial and continuing education courses is highlighted. As for the meetings of the discussion group, we identified that they contributed to the teachers building new knowledge in relation to the themes worked during the experiences of the activities. In general, we identified that the teachers' activity proposals presented topics involving perspectives of Scenarios for Investigation, such as the context of a real situation and engagement in a research. These proposals, as they include aspects of the social and life context of rural students, could enable critical reflections about their conditions and public policies that can affect their quality of life. These topics proposed in the teachers' activities contributed to the articulation of aspects of Rural Education with possibilities for statistical literacy, both in the sense of involving elements of knowledge and elements of disposition. We consider, therefore, that the development of the discussion group meetings consisted of the possibility of experiencing continuing education for the teachers, with an emphasis on valuing the sociocultural contexts of peasant students in a critical perspective.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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