Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45551

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Vânia Pinheiro-
dc.contributor.authorPESSOA, Natália Ramos Costa-
dc.date.accessioned2022-08-09T13:00:45Z-
dc.date.available2022-08-09T13:00:45Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationPESSOA, Natália Ramos Costa. Vídeo educacional para a promoção do autocuidado com a fístula arteriovenosa: ensaio clínico randomizado. 2022. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45551-
dc.description.abstractA Fístula Arteriovenosa é o acesso mais adequado para o tratamento de hemodiálise por permitir uma abordagem segura e contínua do sistema vascular, além de possuir maior durabilidade. Contudo, algumas complicações são frequentes durante a sua construção e uso, sendo importante a implementação de ações de autocuidado pelos pacientes renais crônicos. Na tentativa de favorecer a prática dessas ações, o enfermeiro deve organizar treinamentos regulares direcionados aos pacientes com o uso de tecnologias educacionais, a exemplo dos meios audiovisuais, as quais são intervenções simples, de baixo custo e fácil implementação e estão associadas a melhoras do nível de conhecimento. A utilização de um vídeo educacional como estratégia educativa pode promover conhecimento, atitudes e habilidades do autocuidado de pacientes renais com a fístula. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito de um vídeo educacional no conhecimento, atitude e prática de autocuidado nos pacientes submetidos à hemodiálise por fístula arteriovenosa. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, em que 55 pacientes renais em hemodiálise foram dispostos nos grupos controle (27 pacientes) e intervenção (28 pacientes). A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) contato inicial; 2) aplicação da intervenção; 3) avaliação dos desfechos. A avaliação do autocuidado de pacientes renais com a fístula foi realizada na primeira e terceira etapas do estudo por meio da Escala de conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula arteriovenosa, a qual tem 19 itens relacionados ao conhecimento, quatro da atitude e oito relativos à prática de autocuidado com a fístula em sua versão final e apresenta valores de ômega de McDonald de 0,896, 0,843 e 0,702, respectivamente. Para a análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva e inferencial. A normalidade das médias das frequências foi avaliada pelo teste de Kolmogorov- Smirnov. Para verificação da homogeneidade na linha de base em relação às características sociodemográficas e clínicas e para a avaliação das diferenças entre o conhecimento, atitude e prática de autocuidado entre os grupos, foi utilizado o teste t de Student quando as variáveis eram normais, o teste U de Mann-Whitney quando não houve normalidade. O Teste de Friedman foi utilizado para verificação da diferença entre os escores de conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula na linha de base, sétimo e décimo quarto dias, em cada grupo. Para todas as conclusões, foi considerado nível de significância de 5%. O estudo foi realizado em concordância com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde mediante aprovação sob o Parecer 3.555.992 e teve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio da Chamada MCTIC/CNPq n° 28/2018 - Universal/Faixa A - Até R$ 30.000,00. Em relação à diferença no conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a FAV entre os grupos controle e intervenção no sétimo e décimo quarto dias, só foi evidenciada significância estatística entre os escores de prática no sétimo dia de seguimento. Já, no que se refere às diferenças intragrupos durante os quatorze dias de seguimento, observou-se diferença estatística entre o conhecimento e prática de autocuidado com a fístula dos participantes do grupo intervenção e controle. Logo, o vídeo educacional contribuiu para o aumento do conhecimento, atitude e prática do autocuidado de pacientes renais com a fístula arteriovenosa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFístula arteriovenosapt_BR
dc.subjectInsuficiência renal crônicapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.titleVídeo educacional para a promoção do autocuidado com a fístula arteriovenosa : ensaio clínico randomizadopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFRAZÃO, Cecília Maria Farias de Queiroz-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2181437139039201pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1188668343623047pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxArteriovenous Fistula is the most suitable access for hemodialysis treatment because it allows a safe and continuous approach to the vascular system, in addition to having greater durability. However, some complications are frequent during its construction and use, and it is important to implement self-care actions by patients with chronic kidney disease. In an attempt to encourage the practice of these actions, nurses should organize regular training aimed at patients with the use of educational technologies such as audiovisual media, which are simple, low-cost and easy-to-implement interventions that are associated with improvements in the level of care. knowledge. The use of an educational video as an educational strategy can promote knowledge, attitudes and self-care skills in renal patients with fistula. Given the above, the objective of this study is to evaluate the effect of an educational video on knowledge, attitude and self-care practice in patients undergoing hemodialysis for arteriovenous fistula. This is a randomized clinical trial, in which 55 renal patients on hemodialysis were placed in the control (27 patients) and intervention (28 patients) groups. Data collection took place in three stages: 1) initial contact; 2) application of the intervention; 3) evaluation of outcomes. The assessment of self- care of renal patients with fistula was performed in the first and third stages of the study through the Scale of knowledge, attitude and practice of self-care with arteriovenous fistula, which has 19 items related to knowledge, four of attitude and eight concerning the practice of self-care with the fistula in its final version and presents McDonald's omega values of 0.896, 0.843 and 0.702, respectively. For data analysis, descriptive and inferential statistics were used. The normality of the averages of the frequencies was evaluated by the Kolmogorov-Smirnov test. To verify the homogeneity at baseline in relation to sociodemographic and clinical characteristics and to evaluate the differences between the knowledge, attitude and self-care practice between the groups, the Student's t test was used when the variables were normal, the U test of Mann-Whitney when there was no normality. The Friedman test was used to verify the difference between the scores of knowledge, attitude and self-care practice with fistula at baseline, seventh and fourteenth day in each group. For all conclusions, a significance level of 5% was considered. The study was carried out in accordance with resolution 466/12 of the National Health Council through approval under opinion number 3,555,992 and was funded by the National Council for Scientific and Technological Development, through MCTIC/CNPq Call No. 28/2018 - Universal/Band A - Up to BRL 30,000.00. Regarding the difference in knowledge, attitude and self-care practice with AVF between the control and intervention groups on the seventh and fourteenth day, statistical significance was only evidenced between the practice scores on the seventh day of follow-up. With regard to intra-group differences during the fourteen days of follow-up, there was a statistical difference between the knowledge and practice of self-care with fistula of the participants in the intervention and control groups. Therefore, the educational video contributed to the increase in knowledge, attitude and self- care practice of renal patients with arteriovenous fistula.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3148334952798860pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Natália Ramos Costa Pessoa.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons