Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45426

Compartilhe esta página

Título: Estudo do nível de serviço do processo de abastecimento de matéria-prima de uma indústria de alimentos de Pernambuco com o auxílio de simulação computacional
Autor(es): MARQUES, Catarina de Castro
Palavras-chave: Engenharia da produção; Estatística; Nível de serviço; Qualidade; Simulação computacional
Data do documento: 23-Jul-2010
Citação: MARQUES, Catarina de Castro. Estudo do nível de serviço do processo de abastecimento de matéria-prima de uma indústria de alimentos de Pernambuco com o auxílio de simulação computacional. 2010. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O nível de serviço logístico pode ser compreendido como a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado, ilustrando, dessa forma, o desempenho dos fornecedores em atender os seus clientes. A importância de se medir o desempenho de um fornecedor quanto ao atendimento aos requisitos de serviço do cliente dá-se à influência direta que o nível de serviço tem sobre as vendas, pois ele pode ser visto tanto como um fator competitivo para a empresa como promocional. Maior disponibilidade de estoques, otimização de transportes, processamento rápido de pedidos e menor perda ou dano no transporte geralmente têm um efeito positivo nos clientes. Esse trabalho insere-se nessa temática, apresentando o cenário de uma grande indústria de alimentos no que diz respeito a um trabalho de melhoria do nível de serviço do Setor de Compras de Commodities utilizando- se de ferramentas de Qualidade e Estatística e simulação computacional para analise e diagnóstico. A missão do setor é fornecer o produto certo, na quantidade certa, na qualidade exigida e no momento certo. Para isso, é preciso garantir que o cliente tenha, neste caso outro setor da empresa como um cliente interno, seus critérios de serviço atendidos. Dessa forma, o desenvolvimento desse trabalho de melhoria permitiu à empresa identificar onde se encontra o gargalo no processo de abastecimento da farinha e implantar medidas que buscassem eliminar as causas do baixo desempenho do indicador de nível de serviço.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45426
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons