Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45383

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINS, Luciano Nadler-
dc.contributor.authorDIAS, Ana Flávia Medeiros-
dc.date.accessioned2022-08-01T23:30:42Z-
dc.date.available2022-08-01T23:30:42Z-
dc.date.issued2010-12-22-
dc.date.submitted2022-08-01-
dc.identifier.citationDIAS, Ana Flávia Medeiros. Modelo para escolha de um método de roteirização. 2010. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45383-
dc.description.abstractO trabalho tem a finalidade de realizar uma revisão teórica sobre o problema de roteirização de veículos e relacionar seus diferentes tipos com os algoritmos de solução usados em pesquisa operacional, a fim de permitir uma escolha adequada do método a ser utilizado. O problema de roteirização de veículos é um dos mais importante e típico problema de otimização combinatória, com amplas aplicações práticas. O problema de roteirização de veículos procura designar os veículos a rota que otimize a função objetivo. A roteirização influi os custos logísticos, principalmente por decidir sobre uma atividade rotineira, em que pequenos custos são continuamente acumulados, reduzindo a eficiência da empresa. Os problemas de roteirização de veículos podem ter diferentes objetivos e restrições e particularidades, resultando em inúmeros problemas particulares. Para resolver o problema de roteirização de veículos, existe uma grande diversidade de metodologias, baseados em pesquisa operacional, técnicas de programação matemática ou algoritmos heurísticos. A literatura sobre os problemas de roteirização tem muitos métodos adaptados para situações específicas, percebe-se que a maioria dos métodos usa uma combinação com algoritmos heurísticos.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectMétodo de Roteirizaçãopt_BR
dc.subjectOtimização Combinatóriapt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.titleModelo para escolha de um método de roteirizaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8358181161085539pt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.degree.departament(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA FLAVIA MEDEIROS DIAS - MODELO PARA ESCOLHA DE UM METODO DE ROTERIZACAO.pdf339,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons