Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45383
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LINS, Luciano Nadler | - |
dc.contributor.author | DIAS, Ana Flávia Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T23:30:42Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T23:30:42Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Ana Flávia Medeiros. Modelo para escolha de um método de roteirização. 2010. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45383 | - |
dc.description.abstract | O trabalho tem a finalidade de realizar uma revisão teórica sobre o problema de roteirização de veículos e relacionar seus diferentes tipos com os algoritmos de solução usados em pesquisa operacional, a fim de permitir uma escolha adequada do método a ser utilizado. O problema de roteirização de veículos é um dos mais importante e típico problema de otimização combinatória, com amplas aplicações práticas. O problema de roteirização de veículos procura designar os veículos a rota que otimize a função objetivo. A roteirização influi os custos logísticos, principalmente por decidir sobre uma atividade rotineira, em que pequenos custos são continuamente acumulados, reduzindo a eficiência da empresa. Os problemas de roteirização de veículos podem ter diferentes objetivos e restrições e particularidades, resultando em inúmeros problemas particulares. Para resolver o problema de roteirização de veículos, existe uma grande diversidade de metodologias, baseados em pesquisa operacional, técnicas de programação matemática ou algoritmos heurísticos. A literatura sobre os problemas de roteirização tem muitos métodos adaptados para situações específicas, percebe-se que a maioria dos métodos usa uma combinação com algoritmos heurísticos. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.subject | Método de Roteirização | pt_BR |
dc.subject | Otimização Combinatória | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.title | Modelo para escolha de um método de roteirização | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8358181161085539 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharias | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA FLAVIA MEDEIROS DIAS - MODELO PARA ESCOLHA DE UM METODO DE ROTERIZACAO.pdf | 339,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons