Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45071

Comparte esta pagina

Título : TIC's em educação: abordagem do uso de softwares educacionais no ensino de química pelos estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco.
Autor : SANTOS, Caline Larissa Lima dos
Palabras clave : Softwares educacionais; Ensino de Química; TIC’s
Fecha de publicación : 27-may-2022
Citación : SANTOS, Caline Larissa Lima dos. TIC's em educação: abordagem do uso de softwares educacionais no ensino de Química pelos estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Os softwares educacionais são ferramentas que trazem aos professores diferentes possibilidades para seu uso em sala de aula. Ao passo que vêm sendo utilizados, eles estão conquistando espaço entre os educadores à medida que a tecnologia evolui e, junto a ela, as TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunição. Com base nos trabalhos de Machado (2016) e sua definição para essas ferramentas a partir de seu cunho educacional, os softwares educacionais também desenvolvem em seus usuários sua capacidade de raciocínio e ergonomia cognitiva. Partindo desse viés, nesse trabalho buscou-se investigar a utilização de softwares educacionais para transposição didática no Ensino de Química a partir da análise de 13 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco por meio de um questionário eletrônico. A partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a metodologia utilizada consistiu em perguntas abertas e fechadas a respeito dos softwares educacionais e definiu-se categorias específicas. Os resultados obtidos apontam que grande parte dos participantes já utilizou um software educacional em sua aula. Todavia, se nota que o conhecimento acerca desse recurso ainda requer um estudo mais aprofundado por parte deles, pois, aliado ao software deve haver contextualização e metodologia que conduza o estudante à aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45071
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Caline Larissa Lima dos Santos.pdf532,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons