Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45044

Compartilhe esta página

Título: Dungeons and math: Uma análise dos aspectos positivos e negativos do RPG (role playing game) para o ensino por meio da visão dos estudantes de licenciatura em matemática da UFPE-CAA.
Autor(es): OLIVEIRA, Armando Matheus Costa de
Palavras-chave: RPG; Ensino da matemática; Imaginação; Lúdico; Cooperação
Data do documento: 18-Mai-2022
Citação: OLIVEIRA, Armando Matheus Costa de. Dungeons and math: Uma análise dos aspectos positivos e negativos do RPG (role playing game) para o ensino por meio da visão dos estudantes de licenciatura em matemática da UFPE-CAA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o RPG (Role Playing Game) pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem de matemática, com base na análise de estudantes de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco - CAA.. Com essa intenção, foi criado um RPG baseado em um sistema simplificado do jogo Dungeon and Dragons, que visava que alunos da licenciatura em matemática vivenciassem uma aventura na qual foi proposta uma diferente forma de aprendizagem que envolviam a cooperação e a imaginação. Participaram da pesquisa quatro estudantes que responderam dois questionários, o primeiro anterior a experiência e o segundo posterior. A aventura foi realizada em quatro sessões. Fundamentamos essa investigação em referenciais diversos que abordam o uso do RPG no ensino, como também no trabalho de Strapason (2011) referente ao uso de jogos como estratégia de ensino e nas pesquisas de Oliveira (2010) e Teixeira (2006) que se diz respeito ao lúdico e imaginário. A pesquisa constatou que de acordo com os participantes, o RPG pode ser utilizado na educação e entenderam a experiência como uma metodologia rica em conceitos matemáticos, pode ser utilizado para o meio pedagógico. Depois de vivenciarem o jogo, os alunos ressaltam o quanto o RPG é viável para o ensino e destaca a empolgação dos participantes referente a ferramenta apresentada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45044
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARMANDO MATHEUS COSTA DE OLIVEIRA..pdf7,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons