Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45010
Compartilhe esta página
Título: | Hospedando dizeres, fazeres e aprenderes minoritários : o que as crianças e a infância nos dizem sobre o território currículoescola na Educação Infantil |
Autor(es): | LIMA, Vanessa Galindo Alves de Melo |
Palavras-chave: | Crianças – Pernambuco; Infância – Pernambuco; Escolas – Pernambuco; Currículos – Pernambuco; Educação infantil – Pernambuco |
Data do documento: | 22-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIMA, Vanessa Galindo Alves de Melo. Hospedando dizeres, fazeres e aprenderes minoritários: o que as crianças e a infância nos dizem sobre o território currículoescola na Educação Infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da Filosofia da Infância, desenhando-se enquanto uma pesquisa-andarilha com inspiração cartográfica, tendo como as intercessoras primaciais as crianças. Como território existencial de investigação delimitou-se por meio de um movimento cartográfico um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, situado na região Agreste, no município de Pesqueira-PE. Andarilham conosco crianças cartógrafas das turmas do Pré-escolar II (Grupo V). Tomamos como objeto de investigação os dizeres minoritários da infância. A partir disso, elucidamos a pergunta de investigação: O que as crianças e a infância nos dizem sobre o território currículoescola na Educação Infantil? Tendo em vista tal inquietação, propomos, nesta pesquisa, andarilhar com as crianças a partir do (des)convite que nos fazem, em sua língua delirante (BARROS, 1993), no desejo de cartografar os movimentos instaurados pelas crianças e a infância que possibilitam pensar outros modos de fazer/invencionar currículo na pré-escola, a partir dos dizeres, fazeres e aprenderes infantis. Com aberturas outras nesses caminhos, fomos agenciadas a: 1) Mapear os dizeres, aprenderes e fazeres das crianças e da infância no território currículoescola no contexto da pré-escola; 2) Acompanhar os movimentos inventivos instaurados pelas crianças para a (re)criação de currículos no espaçotempo da Educação Infantil; 3) Problematizar os dizeres, aprenderes e fazeres infantis desde suas próprias experiências sobre o território currículoescola. Os intercessores teóricos que nos acompanharam nessas andanças foram: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (2019), Deleuze e Guattari (1997), Kohan (2004), Skliar (2008a), Kastrup (2015), Barros (2015), Derrida (2003), Larrosa (2006), Lapoujade (2017), Carvalho (2012b), Corazza (2013), e outros. Problematizamos a infância como caminho para a pesquisa com crianças, invencionando instaurações e conversações para hospedar seus dizeres, fazeres, aprenderes. O (des)convite a essas andanças e o gesto da hospitalidade potencializam a pensar outros currículos possíveis; quem sabe, Currículos-Slimes? Currículos-Descomportados? Currículos-Andaleços? Currículos-Delirantes? Ou quem sabe Currículos-Hospitaleiros? É a potência da pergunta que nos faz perceber a potência dos dizeres questionadores da infância, na perspectiva de uma pesquisa que se forja pela proposição inventiva do ser criança no currículoescola, ou seja, existências mínimas “anunciadoras-denunciadoras” de vidas de currículos outros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Vanessa Galindo Alves de Melo Lima.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons