Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44975

Compartilhe esta página

Título: Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais
Autor(es): NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do
Palavras-chave: História; Documentário (Cinema); Brasil, Nordeste; Pesquisa social; Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais
Data do documento: 21-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do. Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta tese analisa a relação entre o cinema documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), no modo como emergiu, dentro das ciências sociais e da cinematografia brasileira, um conjunto de imagens sobre o Nordeste. O IJNPS foi um órgão federal criado por iniciativa do sociólogo Gilberto Freyre, em 1949, e sediado no Recife. A instituição assumiu um importante papel no apoio e financiamento às produções cinematográficas que convergiam com a proposta da pesquisa social produzida pela casa. Tornou-se um espaço de circulação e debates entre cientistas e cinegrafistas. Através dessas relações, constroem-se representações sobre o Nordeste que evidenciam as transformações políticas e culturais no país. Durante a direção executiva de Mauro Mota (1956-1970) e Fernando Freyre (1970-1979), o IJNPS realizou ações importantes sobre o gênero documental, como a produção dos filmes Aruanda (1960), O Cajueiro Nordestino (1962), A cabra na região semi-árida (1966) e Cultura Marginal Brasileira (1975). Além disso, colocou em prática uma série de eventos destinados a pensar e debater o documentário, a exemplo da realização, na década de 1970, das três edições da Mostra e Simpósio do Filme Documental Brasileiro. Essas iniciativas culminaram na construção de um próprio setor cinematográfico na instituição, hoje denominada Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Identifica-se, assim, a importância do IJNPS no fortalecimento do documentário nacional e as condições históricas de desenvolvimento do gênero como um agente da pesquisa e reflexão social. A partir da História Cultural do Cinema, consideramos, além das questões estéticas, suas representações, os aspectos de produção, fomento, trajetórias dos cineastas e seus significados para a História.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44975
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Arthur Gustavo Lira do Nascimento.pdf13,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons