Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44969
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenorio da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Roberta Poliana da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T12:51:35Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T12:51:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44969 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho investigou o estudo de cálculo estequiométrico, no ensino de Química que foi desenvolvido numa turma da 3ª série do ensino médio, de um colégio da rede Estadual de ensino, situado na cidade de Cumaru-Pe. O referido teve como intuito abordar o estudo de cálculo estequiométrico utilizando os conceitos semioticos proposto por Charles Sanders Peirce (1839-1914), utilizando uma abordagem demonstrativa investigativa, vídeos de experimentos com velas foram aplicados com o objetivo de promover significações e ressignificações sobre o conceito científico permeando os níveis de conhecimentos químicos (macroscópico, representacional e submicroscópico). As análises das escritas produzidas pelos estudantes ao participarem da sequência didatica foram realizadas pautadas na semiótica peirceana. Com os resultados obtidos, pôde-se constatar que situações de significações e ressignificações foram alcançadas ao final das atividades, conceitos e teorias no decorrer do processo. Assim, neste trabalho, defendemos a tese de que, utilizando uma abordagem demonstrativa investigativa, do tipo pesquisa-ação a aplicação de experimentos gravados para alunos de ensino médio, fundamentada no arcabouço teórico proposto por Peirce (1983), pode gerar dúvidas genuínas e proporcionar debates e discussões que favoreçam processos de significações e ressignificações sobre os conceitos científicos no ensino de química. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dificuldade de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estequiomteria | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Dificuldade de aprendizagem no Conteúdo de estequiometria: uma análise semiótica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7296280934272702 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work investigated the study of stoichiometric calculation, in the teaching of Chemistry that was developed in a class of the 3rd grade of high school, of a school of the State education network, located in the city of Cumaru-Pe. The aforementioned aimed to approach the study of stoichiometric calculation using the semiotic concepts proposed by Charles Sanders Peirce (1839-1914), using an investigative demonstrative approach, videos of experiments with candles were applied in order to promote meanings and resignifications about the concept science permeating the levels of chemical knowledge (macroscopic, representational and submicroscopic). The analyzes of the writings produced by the students when they participated in the didactic sequence were carried out based on Peircean semiotics. With the results obtained, it was possible to verify that situations of meanings and resignifications were reached at the end of the activities, concepts and theories during the process. Thus, in this work, we defend the thesis that, using an investigative demonstrative approach, of the action-research type, the application of recorded experiments to high school students, based on the theoretical framework proposed by Peirce (1983), can generate genuine doubts and provide debates and discussions that favor processes of meanings and resignifications about scientific concepts in the teaching of chemistry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
roberta poliana da silva.pdf | 304,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons