Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44951

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Sabrina Fernandes-
dc.contributor.authorSILVA, Emanuelly Mylena Velozo-
dc.date.accessioned2022-07-04T13:40:10Z-
dc.date.available2022-07-04T13:40:10Z-
dc.date.issued2022-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuelly Mylena Velozo. O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44951-
dc.description.abstractA arquitetura, estudada pelas mais diversas perspectivas, pode evocar, através da interdisciplinaridade, dois eixos importantes: seu aspecto histórico, sob a ótica dos monumentos e seu aspecto mnemônico, que parte tanto da sua materialidade, como da sua imaterialidade e trajetória de vida e de uso. O objetivo central desta pesquisa é analisar de maneira artística-histórica-patrimonial o Edifício 34 na tentativa de compreender sua trajetória artística. A pesquisa analisa a partir desses três eixos o Edifício 34 - conhecido atualmente como Casarão 34, localizado em João Pessoa, na Paraíba, através da metodologia da pesquisa histórica, utilizando de fontes bibliográficas, imagéticas e arquivísticas. Para esta análise, a pesquisa mostra o debate dos monumentos históricos e seus valores atrelados ao Edifício 34. Em seguida, para contextualizar seu surgimento e função, analisa o ambiente histórico, arquitetônico e social do início do século XX, época de construção do casarão, e trata do seu estilo arquitetônico, o eclético, em voga naquele período, analisando sua fachada e decifrando os símbolos de sua materialidade arquitetônica. A pesquisa analisa a trajetória artística do Edifício 34 através da alegoria do palimpsesto ao atentar-se para as camadas de tempos em que sediou eventos, atividades e instituições artísticas importantes para o cenário das Artes Visuais e para a história das exposições em João Pessoa. Como resultado desta análise que foi em busca de um passado artístico do edifício, destacaram-se três momentos: as exposições artísticas realizadas em 1919; o Salão Municipal de Artes Plásticas (SAMAP) em atividade desde 2008 e a instauração da Galeria de Arte Contemporânea Casarão 34, em 2015. Portanto, o Edifício 34 foi metaforicamente tratado como palimpsesto visual, carregado de tempos e memórias inerentes à história artística, urbana e social da capital.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativospt_BR
dc.subjectEdifício 34pt_BR
dc.subjectMonumento arquitetônicopt_BR
dc.subjectPalimpsestopt_BR
dc.subjectTrajetória artísticapt_BR
dc.titleO Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PBpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1702160511668392pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1495222244414936pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxArchitecture, studied from the most diverse perspectives, can evoke, through interdisciplinarity, two important axes: your historical aspect, from the perspective of monuments, and your mnemonic aspect, which starts from both, your materiality and your immateriality and life trajectory and use. The main objective of this research is to analyze Edifício 34 in an artistic-historical-patrimonial way in an attempt to understand your artistic trajectory. The research analyzes from these three axes Edifício 34 - currently known as Casarão 34, located in João Pessoa, Paraíba, through the methodology of historical research, using bibliographic, imagery and archival sources. For this analysis, the research shows the debate of historical monuments and their values linked to Edifício 34. Then, to contextualize your emergence and function, it analyzes the historical, architectural and social environment of the early 20th century, when the mansion was built, and deals with your architectural style, the eclectic, in vogue at that period, analyzing ityour frontage and deciphering the symbols of its architectural materiality. The research analyzes the artistic trajectory of Edifício 34 through the allegory of the palimpsest, paying attention to the layers of times in which it hosted events, activities and important artistic institutions for the Visual Arts scene and for the history of exhibitions in João Pessoa. As a result of this analysis, which was in search of the building's artistic past, three moments stood out: the artistic exhibitions held in 1919; the Salão Municipal de Artes Plásticas (SAMAP) in operation since 2008 and the establishment of the Contemporary Art Gallery Casarão 34, in 2015. Therefore, Edifício 34 was metaphorically treated as a visual palimpsest, full with times and memories inherent to artistic, urban history and social of the capital.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Emanuelly Mylena Velozo Silva _.pdf5,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons