Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44820
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cicera Quitéria da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T17:09:36Z | - |
dc.date.available | 2022-06-20T17:09:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cicera Quitéria da. Pode o subalterno falar? Notas à educação em direitos humanos a partir da reconstrução da trajetória política de mulheres durante a ditadura civil-militar no Agreste de Pernambuco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44820 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca (re)construir a trajetória política da mulher nos espaços de luta social pela democracia nos anos da ditadura civil-militar brasileira (1964 – 1985). A questão central discutida neste estudo diz respeito a reconstrução da memória coletiva como um paradigma de educação em direitos humanos. Como objetivo geral buscou-se compreender as contribuições da reconstrução da trajetória política de mulheres durante a ditadura civil-militar no Agreste de Pernambuco para a educação em direitos humanos. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram: Ramírez-Barat; Duthie (2016), Vieira e Lage (2012), Sarti (2004) e Colling (1997; 2004). No que se refere ao percurso teórico metodológico, tomou-se como referência a pesquisa em sua abordagem qualitativa, com base nas ideias de Minayo (2008). Também elegeu-se o Método do Caso Alargado como método da pesquisa, a partir das considerações de Santos (1983) e Lage (2009). Quanto às tipologias, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e exploratória. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a técnica da História de Vida, por acreditar ser esta a mais indicada ferramenta para abordar/analisar a trajetória social desses sujeitos. Como técnica de tratamento das informações, usou-se a Análise de Conteúdo enquanto exercício de análise e sistematização dos dados. A pesquisa está delimitada ao universo de mulheres que militaram em oposição à ditadura civil-militar no Agreste de Pernambuco como forma de concretizar as pretensões metodológicas do referido estudo. Dessa forma, os resultados alcançados apontam que a mulher participou de maneira ativa na resistência contra a ditadura militar no Agreste de Pernambuco. Apesar de ter convivido com violências durante esse período, ligadas, notadamente, com marcadores relacionados à subalternização do gênero feminino nos processos de lutas sociais, as trajetórias políticas das militantes caracterizam a importância da formação política, apontando caminhos para pensar a educação em direitos humanos. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mulheres – Educação | pt_BR |
dc.subject | Ditadura - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Direito e política | pt_BR |
dc.title | Pode o subalterno falar? Notas à educação em direitos humanos a partir da reconstrução da trajetória política de mulheres durante a ditadura civil-militar no Agreste de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0879973785793547 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8659756009849404 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research seeks to (re) construct the political trajectory of women in the spaces of social struggle for democracy in the years of the Brazilian civil-military dictatorship (1964 - 1985). The central issue discussed in this study concerns the reconstruction of collective memory as a paradigm of human rights education. The general objective was to understand the contributions of the reconstruction of the political trajectory of women during the civil-military dictatorship in the Agreste of Pernambuco for the education in human rights. The main authors that supported this research were: Ramírez-Barat; Duthie (2016), Vieira and Lage (2012), Sarti (2004) and Colling (1997; 2004). With regard to the theoretical methodological path, the research was taken as a qualitative approach, based on the ideas of Minayo (2008). The Extended Case Method was also chosen as the research method, based on the considerations of Santos (1983) and Lage (2009). As for typologies, bibliographic and exploratory research was used. In order to reach the proposed goal, the Life History technique was used, as it is believed to be the most indicated tool to approach / analyze the social trajectory of these subjects. As a data processing technique, Content Analysis was used as an analysis and data systematization exercise. The research is delimited to the universe of women who militated in opposition to the civil-military dictatorship in the Agreste of Pernambuco as a way to concretize the methodological pretensions of the mentioned study. Thus, the results obtained indicate that the woman participated actively in the resistance against the military dictatorship in the Agreste of Pernambuco. Despite having lived with violence during this period, especially with markers related to the subalternization of the female gender in social struggle processes, the militant political trajectories characterize the importance of political formation, pointing out ways to think about human rights education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Cicera Quitéria da.pdf | 914,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons