Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44816
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Eliana Célia Ismael da | - |
dc.contributor.author | LIMA, Silvana Gomes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T15:11:46Z | - |
dc.date.available | 2022-06-20T15:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Silvana Gomes da Silva. O estímulo da mídia e o corpo: o que a criança tem a dizer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44816 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe apresentar uma discussão acerca do papel das mídias na padronização dos corpos infantis. Nesse sentido, teve como objetivo principal, entender as interferências destes instrumentos nas ideias dos corpos infantis. Para alcançar o objetivo proposto, buscamos analisar os conteúdos midiáticos direcionados às crianças como orientadores de padrões de corpos infantis. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental I com cinco crianças de dez anos, três meninos e duas meninas. Nos apoiamos nos estudos de Scott (1995), Foucault (1993), Louro (1994), Freud (1990), dentre outros teóricos que contribuíram para a reflexão acerca da problemática referente. Partimos do método de pesquisa qualitativa, a partir do qual elegemos o estudo de caso e fizemos uso da entrevista aberta, da observação e dos registros de campo. Nesse contexto, os resultados da pesquisa apontam para a intervenção dos recursos midiáticos na produção de corpos infantis subjetivados e padronizados, contribuindo para a construção da identidade de meninos e meninas, bem como, constatamos o seu caráter educativo, à medida que apresenta novas formas de ser e de estar no mundo. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sexualidade infantil | pt_BR |
dc.subject | Imagem corporal em crianças | pt_BR |
dc.subject | Identidade (Psicologia) em crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação - Crianças | pt_BR |
dc.title | O estímulo da mídia e o corpo: o que a criança tem a dizer. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2256032217309875 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1517693011941527 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study proposes to present a discussion about the role of the media in the standardization of infantile bodies. In this sense, it had as main objective, to understand the interferences of these instruments in the ideas of the infantile bodies. In order to reach the proposed goal, we seek to analyze the media contents directed to children as guiding children's body patterns. The research was carried out in a municipal public school, in a fifth grade class of elementary school I with five ten year old children, three boys and two girls. We support the studies of Scott (1995), Foucault (1993), Louro (1994), Freud (1990), among other theorists who contributed to the reflection on the problematic. We started with the qualitative research method, from which we chose the case study and made use of open interview, observation and field records. In this context, the research results point to the intervention of media resources in the production of children's bodies subjectivated and standardized, contributing to the construction of the identity of boys and girls, as well as their educational character, as it presents new forms of being and being in the world. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Silvana Gomes da Silva.pdf | 781,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons