Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44684
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Janssen Felipe da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Iveni de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T20:44:50Z | - |
dc.date.available | 2022-06-08T20:44:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Iveni de Lima. As representações das culturas negras nos livros didáticos da coleção do PNLD/Campo Projeto Buriti multidisciplinar 2013: um olhar através dos estudos pós-coloniais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44684 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata das representações imagéticas das Culturas Negras nos livros didáticos do PNLD Campo 2013: um olhar a partir Estudos Pós-coloniais Latino-americanos. Temos como objetivo geral: Compreender os sentidos atribuídos às representações imagéticas da Cultura Negra presentes nos livros didáticos da coleção do PNLD-Campo Projeto Buriti Multidisciplinar 2013. Os objetivos específicos são: a) Identificar e caracterizar os lugares e os papéis da Cultura Negra presentes nos livros didáticos em questão; b) Identificar e caracterizar os não-lugares e os não-papéis da Cultura Negra presentes nos livros didáticos em questão; c) Compreender a relação entre, os lugares-papéis com os não-lugares papéis na construção dos sentidos atribuídos à Cultura Negra nos livros didáticos em questão. A Abordagem Teórica utilizada são os Estudos Pós-coloniais (QUIJANO, 2000, 2005; MIGNOLO, 2005; GROSFOGUEL, 2007; WALSH, 2007, 2008). Esta abordagem nos possibilita fortalecer nossa desobediência à lógica eurocêntrica e compreensões outras sobre a história colonial e a realidade inserida sobre os sujeitos subalternizados socialmente e historicamente. Para o desenvolvimento deste trabalho fizemos uso da Pesquisa Documental. No que se refere às fontes documentais dessa pesquisa fazemos uso da coleção didática: Projeto Buriti Multidisciplinar 2013. A escolha por esta Fonte teve como critérios: a) fazer parte de uma política específica para a Educação do Campo e b) por ser trabalhada nas escolas públicas no município em que resido: o município da Lagoa dos Gatos- PE. Para o tratamento dos dados utilizamos Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1999), que se efetivou em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) tratamento e inferências. Os resultados indicam que os sentidos atribuídos a Cultura Negra nos livros didáticos analisados estão presentes nos lugares e papéis e nos não-lugares e não papéis situando a Cultura Negra nos pilares da Herança Colonial, uma vez que inviabiliza, inferioriza os conhecimentos desta cultura racionalizando uma condição de validade apenas para a cultura eurocêntrica. As análises apontam que apesar das reivindicações dos movimentos sociais e das implementações das Leis nº: 10.639/03 e a 11.645/08 o currículo das imagens ainda estão disseminados nas formas da Colonialidade não dando condições para o diálogo sobre culturas e expondo uma seleção curricular que ignora a Cultura Negra como produção. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | pt_BR |
dc.title | As representações das culturas negras nos livros didáticos da coleção do PNLD/Campo Projeto Buriti multidisciplinar 2013: um olhar através dos estudos pós-coloniais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7134083630991844 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7400508587983938 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Maria Iveni de Lima.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons