Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44647

Compartilhe esta página

Título: Anarquismo e educação: A compreensão da educação anarquista pelos autores libertários.
Autor(es): NASCIMENTO, Cleiton Diego do
Palavras-chave: Educação; Anarquismo; Educação anarquista
Data do documento: 19-Mai-2022
Citação: Nascimento, Cleiton Diego do. Anarquismo e educação: A compreensão da educação anarquista pelos autores libertários. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este artigo refere-se ao componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II, situado no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE), Campos Acadêmico do Agreste - (CAA), com ênfase no estudo da educação anarquista, pautando-se na epistemologia libertária. Para isso, evidenciou-se como problema de pesquisa: de que maneira os autores libertários compreendem a concepção de educação anarquista? Partindo dessa questão, destacamos como objetivo geral - compreender a concepção da educação anarquista segundo os autores libertários. Dentre os objetivos específicos, elencamos os seguintes: classificar a concepção de anarquismo segundo os autores libertários, e categorizar a concepção de educação anarquista de acordo com os autores libertários. Assim, a justificativa acadêmica deste trabalho surgiu da minha pretensão em contribuir para a ampliação da discussão em torno da concepção anarquista de educação no Brasil. Não obstante, a justificativa social apresentou-se como resultado da minha reflexão sobre a teoria crítica anarquista, tendo em vista a denúncia às estruturas de poder que permeiam a organização social capitalista que se baseia na lógica de dominação e competição. O percurso metodológico adotado neste trabalho foi o da pesquisa documental, enquanto o instrumento escolhido para a coleta dos dados foi a análise documental. No que diz respeito ao tratamento dos dados, optamos pela análise de conteúdo. Por fim, a pesquisa concluiu que os autores libertários classificam a concepção de anarquismo como práxis revolucionária, além disso, os dados mostraram que para o anarquismo a concepção de educação que atende aos anseios e ideais libertários é a concepção de educação integral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44647
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARTIGO UFPE 001.pdf183,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons